Trabalho do enfermeiro na atenção à saúde do homem no território da estratégia saúde da família
Resumo
A atenção à saúde do homem vem se destacando na atualidade em virtude da elevação dos indicadores de morbidade e mortalidade masculina, tanto por doenças como por agravos. Há uma série de danos que colocam o homem como foco de atenção e evidenciam a necessidade de ações específicas voltadas para suprir suas carências. Objetivo: Analisar o trabalho do enfermeiro da Estratégia de Saúde da Família (ESF) à luz da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. Métodos: Pesquisa exploratório-descritiva, desenvolvida com nove enfermeiros da ESF do município de Cariré ”“ Ceará, Brasil, no período de fevereiro a junho de 2012. As informações foram obtidas por meio de um questionário, dos Mapas de Atendimento Diário e do Cronograma Mensal de Atendimento, e estão analisadas a partir da categorização de Minayo. Resultados: O trabalho do enfermeiro na atenção ao homem varia entre consultas de enfermagem, visitas aos lares, ações educativas em datas comemorativas e em grupos, educação em saúde nas escolas, pedidos de exames, encaminhamentos, atendimento à criança, ao adolescente, ao adulto e ao idoso, cuidado preventivo, acompanhamento de doenças e Saúde do Homem. Conclusão: A PNAISH se encontra em processo de implantação no município e representa um desafio para os enfermeiros, que necessitam de qualificações mais específicas para que estejam aptos a atender as demandas de saúde dos homens em sua integralidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).