EPIDEMIOLOGIA DA HANSENÍASE NO MUNICÍPIO DE CARIRÉ - CEARÁ, 2001 A 2010
Palavras-chave:
EpidemiologiaResumo
A hanseníase é um importante problema de saúde pública, que vem acometendo e mutilando física e socialmente inúmeros sujeitos. O estudo objetivou realizar avaliação epidemiológica e operacional da hanseníase no município de Cariré - Ceará, a partir de uma pesquisa epidemiológica, descritiva e temporal, com os casos notificados no período de primeiro de janeiro de 2001 a 31 de dezembro de 2010, da base de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) da Secretaria Municipal da Saúde de Cariré, em 116 casos, residentes no município. Observou-se que nos últimos anos houve uma elevação no número de casos novos de hanseníase e da taxa de incidência e do coeficiente de prevalência, principalmente no ano de 2010, devido a uma maior busca ativa, melhoria na capacidade diagnóstica e avaliação dos contatos. Tais achados são importantes, se considerarmos a endemia oculta existente. Apesar da hiperendemicidade do município estudado, ações para eliminação da hanseníase vêm sendo desenvolvidas de forma efetiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).