Avaliação do uso de tecnologias de informação e comunicação no ensino em saúde
Palabras clave:
EducaçãoResumen
O planejamento de situações de aprendizagem exige a compreensão de teorias que forneçam orientações para tornar a experiência do estudante mais agradável e a aprendizagem mais eficiente. Tais princípios foram utilizados para a reformulação de uma disciplina de graduação ofertada em uma instituição pública de ensino brasileira. O eficácia deste planejamento foi medido em termos de satisfação dos estudantes e avaliação da aprendizagem. De forma geral os estudantes mostraram-se satisfeitos com as estratégias e meios de ensino utilizados. Foi detectada correlação positiva significativa entre a qualidade dos trabalhos e atividades entregues pelos estudantes e o resultado final da disciplina. O teste de Spearman mostrou também que quanto maior foi o percentual de podcasts escutados e videoaulas assistidas maior foram as notas nas provas e a nota final da disciplina. Estes dados revelam a importância do adequado planejamento do ensino, afim de acomodar as necessidades dos estudantes matriculados em cursos superiores de saúde.
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Declaro que el presente artículo es original y que no ha sido sometido a publicación en ninguna otra revista, ya sea nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad. Declaro, además, que una vez publicado en la Revista Gestión & Salud, editada por la Universidad de Brasilia, el mismo no será sometido por mí ni por ninguno de los demás coautores a ningún otro medio de divulgación científica.
Por medio de este instrumento, en mi nombre y en nombre de los demás coautores, si los hubiere, cedo los derechos de autor del referido artículo a la Revista Gestión & Salud y declaro estar consciente de que el incumplimiento de este compromiso someterá al infractor a las sanciones y penas previstas en la Ley de Protección de Derechos de Autor (Nº 9609, del 19/02/98).