Avaliação do uso de tecnologias de informação e comunicação no ensino em saúde

Autores/as

  • Andreia Araujo Lima Torres Universidade de Brasília

Palabras clave:

Educação

Resumen

O planejamento de situações de aprendizagem exige a compreensão de teorias que forneçam orientações para tornar a experiência do estudante mais agradável e a aprendizagem mais eficiente. Tais princípios foram utilizados para a reformulação de uma disciplina de graduação ofertada em uma instituição pública de ensino brasileira. O eficácia deste planejamento foi medido em termos de satisfação dos estudantes e avaliação da aprendizagem. De forma geral os estudantes mostraram-se satisfeitos com as estratégias e meios de ensino utilizados. Foi detectada correlação positiva significativa entre a qualidade dos trabalhos e atividades entregues pelos estudantes e o resultado final da disciplina. O teste de Spearman mostrou também que quanto maior foi o percentual de podcasts escutados e videoaulas assistidas maior foram as notas nas provas e a nota final da disciplina. Estes dados revelam a importância do adequado planejamento do ensino, afim de acomodar as necessidades dos estudantes matriculados em cursos superiores de saúde.

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Biografía del autor/a

Andreia Araujo Lima Torres, Universidade de Brasília

Nutricionista, mestre em nutrição humana, Doutoranda do programa pró-ensino na saúde. Bolsista CAPES.Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9372471572311288

Publicado

2017-08-21

Cómo citar

1.
Torres AAL. Avaliação do uso de tecnologias de informação e comunicação no ensino em saúde. Rev. G&S [Internet]. 21 de agosto de 2017 [citado 13 de agosto de 2025];5(2):pag. 558-568. Disponible en: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/449

Número

Sección

Artigos Originais