Avaliação do uso de tecnologias de informação e comunicação no ensino em saúde

Authors

  • Andreia Araujo Lima Torres Universidade de Brasília

Keywords:

Educação

Abstract

O planejamento de situações de aprendizagem exige a compreensão de teorias que forneçam orientações para tornar a experiência do estudante mais agradável e a aprendizagem mais eficiente. Tais princípios foram utilizados para a reformulação de uma disciplina de graduação ofertada em uma instituição pública de ensino brasileira. O eficácia deste planejamento foi medido em termos de satisfação dos estudantes e avaliação da aprendizagem. De forma geral os estudantes mostraram-se satisfeitos com as estratégias e meios de ensino utilizados. Foi detectada correlação positiva significativa entre a qualidade dos trabalhos e atividades entregues pelos estudantes e o resultado final da disciplina. O teste de Spearman mostrou também que quanto maior foi o percentual de podcasts escutados e videoaulas assistidas maior foram as notas nas provas e a nota final da disciplina. Estes dados revelam a importância do adequado planejamento do ensino, afim de acomodar as necessidades dos estudantes matriculados em cursos superiores de saúde.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Andreia Araujo Lima Torres, Universidade de Brasília

Nutricionista, mestre em nutrição humana, Doutoranda do programa pró-ensino na saúde. Bolsista CAPES.Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9372471572311288

Published

2017-08-21

How to Cite

1.
Torres AAL. Avaliação do uso de tecnologias de informação e comunicação no ensino em saúde. Rev. G&S [Internet]. 2017 Aug. 21 [cited 2024 Dec. 22];5(2):pag. 558-568. Available from: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/449

Issue

Section

Artigos Originais