Análise da situação de saúde do município de Águas Lindas de Goiás:

O desafio do planejamento

Autores/as

  • Joaquim Pedro Ribeiro Vasconcelos Instituto Federal de Goiás (IFG)
  • Robertha Augusta Vasconcelos Garcia Universidade Federal de Goiás (UFG)

Palabras clave:

Gestão em Saúde, Planejamento em Saúde, Políticas Públicas de Saúde

Resumen

Este estudo analisou a situação de saúde do município de Águas Lindas de Goiás no período de 2008 a 2013, caracterizando a população, as condições de vida e o perfil epidemiológico. Objetivou identificar os problemas de saúde e compreender se o planejamento municipal contemplava as necessidades da região. Trata-se de um estudo descritivo, que caracteriza-se por determinar a distribuição de doenças e condições relacionadas à saúde, em que foram utilizados dados disponíveis no Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde. Identificou-se que o território demanda políticas públicas de saúde mais eficientes, o que exige esforços governamentais em termos de priorização de investimento, além de parcerias intersetoriais, haja vista que há problemas ambientais complexos, como a falta de rede de esgoto e água tratada. As causas externas destacaram-se como a primeira causa de mortalidade no município seguida das doenças do aparelho circulatório e dos sintomas, sinais e achados anormais de exames clínicos e de laboratório. Concluiu-se que o planejamento municipal contemplava os problemas de saúde existentes no território, entretanto, quando se faz uma análise temporal percebe-se que os problemas persistiram ao longo dos anos demonstrando que as ações/intervenções não foram eficientes ou executadas na realidade como foram planejadas.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Joaquim Pedro Ribeiro Vasconcelos, Instituto Federal de Goiás (IFG)

Possui graduação em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília (2013), títulos de Especialista em Gestão Pública pela Faculdade Albert Einstein (2014) e Gestão em Saúde pela Universidade Estadual de Goiás (2016). Mestrado em Ciências e Tecnologias em Saúde pela Universidade de Brasília (2016), com Habilitação em: Promoção, Prevenção e Intervenção em Saúde. Atualmente é Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Área/ Disciplina: Saúde Coletiva, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), exercendo também na mesma instituição a função de Coordenador do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Vigilância em Saúde. Participa como pesquisador dos grupos de pesquisa: Política e Política Pública de Saúde da Universidade Federal do Goiás (UFG) e Sociabilidades e saúde da Universidade de Brasília (UnB). Possui experiência em docência e pesquisa na área da Saúde Coletiva, com ênfase nos seguintes temas: políticas públicas de saúde; vigilância em saúde; atenção básica à saúde; mortalidade infantil; gestão em saúde; pesquisa qualitativa; e ciências sociais na saúde coletiva.

Robertha Augusta Vasconcelos Garcia, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2002), mestrado (2005) e doutorado (2009) em Agronomia, com área de concentração em Genética e Melhoramento de Plantas, pela Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Vegetal e Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: Marcadores moleculares, construção de mapas de ligação, mapeamento de QTL, melhoramento, Phaseolus vulgaris, qualidade do grão e patótipo.

Cómo citar

1.
Vasconcelos JPR, Garcia RAV. Análise da situação de saúde do município de Águas Lindas de Goiás:: O desafio do planejamento. Rev. G&S [Internet]. 30 de septiembre de 2016 [citado 7 de julio de 2024];7(3):Pág. 1173-1190. Disponible en: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3629

Número

Sección

Artigos Originais

Artículos más leídos del mismo autor/a