Mortalidade infantil em menores de cinco anos de idade no município de Águas Lindas de Goiás

Autores

  • Joaquim Pedro Ribeiro Vasconcelos Universidade de Brasília Faculdade de Ceilândia
  • Jéssica Camila de Sousa Rosa Universidade de Brasília Faculdade de Ceilândia

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar a situação de saúde relacionada à Mortalidade Infantil (MI) em menores de cinco anos de idade no município de Águas Lindas de Goiás no período de 2008 a 2012, correlacionando os dados epidemiológicos encontrados com o município de Sobral no Ceará no mesmo período. Isso foi feito com intuito de apontar algumas diferenças regionais que podem ser demonstradas a partir dos dados epidemiológicos. Utilizou-se o método descritivo, pois esse tem potencialidade para elucidar a distribuição de doenças ou condições relacionadas à saúde, segundo o tempo, o lugar e/ou as características dos indivíduos. Para este estudo foram coletados dados secundários, sendo a fonte das informações o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), acessados pelo portal da internet do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Os dados de MI no município de Águas Lindas de Goiás revelam informações em saúde essenciais para a tomada de decisão no âmbito da gestão dos serviços de saúde. Ainda predomina a ocorrência de óbitos infantis com possibilidade de serem evitados no município de Águas Lindas de Goiás, situado no entorno do Distrito Federal. A comparação entre os dois municípios reflete as disparidades regionais e apontam diferenças significativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joaquim Pedro Ribeiro Vasconcelos, Universidade de Brasília Faculdade de Ceilândia

Possui graduação em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília (2013), título de Especialista em Gestão Pública pela Faculdade Albert Einstein (2014) e Especialização em andamento em Gestão em Saúde pela Universidade Estadual do Goiás. Atualmente é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde da Universidade de Brasília, na Área de Concentração: Promoção, Prevenção e Intervenção em Saúde. Possui experiência na área da saúde coletiva, com ênfase nos seguintes temas: políticas públicas de saúde; modelos tecnoassistenciais em saúde; mortalidade infantil; gestão em saúde; e ciências sociais em saúde coletiva.

Jéssica Camila de Sousa Rosa, Universidade de Brasília Faculdade de Ceilândia

Ocupa o cargo de Especialista em Saúde na Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul (RS) exercendo a função de analista de políticas e sistemas em saúde. Atualmente coordena a Política Estadual de Saúde Indígena no Estado do RS. É mestranda do Programa de Pós Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde da Universidade de Brasília (UnB), Faculdade de Ceilândia (FCe), com habilitação em promoção, prevenção e intervenção em saúde. É bacharela em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília (UnB). Possui experiência em saúde coletiva, com interesse nas áreas de monitoramento e avaliação em saúde, políticas públicas de saúde, sistemas de saúde, comunicação em Saúde, ciências sociais em saúde e saúde Indígena. Atua na pesquisa "Sistemas médicos indígenas e o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena: uma etnografia dos conflitos, negociações e complementaridade nos itinerários terapêuticos de povos indígenas".

Downloads

Como Citar

1.
Vasconcelos JPR, Rosa JC de S. Mortalidade infantil em menores de cinco anos de idade no município de Águas Lindas de Goiás. Rev. G&S [Internet]. 29º de janeiro de 2016 [citado 28º de março de 2024];7(1):Pág. 176-190. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3403

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)