Inovação na Atenção Básica à Saúde:

o trabalho do cotidiano na estratégia saúde da família em Ceilândia (DF)

Autores

  • Joaquim Pedro Ribeiro Vasconcelos Instituto Federal do Goiás (IFG)
  • Clélia Maria de Sousa Ferreira Parreira Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Saúde Coletiva, Políticas de Saúde

Resumo

As estratégias inovadoras na atenção básica são capazes de reorientar as ações de saúde. O objetivo deste estudo foi identificar as experiências inovadoras de atenção à saúde das equipes de estratégia de saúde da família em Ceilândia. O estudo foi descritivo, de abordagem qualitativa, utilizando-se o método de roda de conversa, cujos participantes foram: profissionais, gestores e usuários. Foi possível identificar que no cotidiano há práticas inovadoras, destacando: o agendamento prévio nas residências pelos Agentes Comunitários e sua capacitação; e as parcerias intersetoriais. Acredita-se que este estudo poderá contribuir para investigações em profundidade de estratégias inovadoras, tais estratégias podem ajudar no alcance da integralidade em saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joaquim Pedro Ribeiro Vasconcelos, Instituto Federal do Goiás (IFG)

Bacharel em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília (UnB), Mestre em Ciências e Tecnologias em Saúde pela UnB, Especialista em Gestão em Saúde pela Universidade Estadual de Goiás e Especialista em Gestão Pública pela Faculdade Albert Einstein. Atualmente é Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Área/ Disciplina: Saúde Coletiva, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), exercendo também na mesma instituição a função de Coordenador do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Vigilância em Saúde. Participa como pesquisador dos grupos de pesquisa: Política e Política Pública de Saúde da Universidade Federal do Goiás (UFG) e Sociabilidades e saúde da UnB. Possui experiência em docência e pesquisa na área da Saúde Coletiva, com ênfase nos seguintes temas: políticas públicas de saúde; vigilância em saúde; atenção básica à saúde; mortalidade infantil; gestão em saúde; pesquisa qualitativa; e ciências sociais na saúde coletiva.

Clélia Maria de Sousa Ferreira Parreira, Universidade de Brasília

Possui Graduação em Pedagogia (1991), Mestrado em Educação (1995) e Doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2003). É Professora Adjunta da Faculdade de Ceilândia da Universidade de Brasília, onde foi coordenadora do Curso de Graduação em Saúde Coletiva e do Núcleo da Agenda Ambiental, do Decanato de Extensão. Membro do Grupo Gestor do Projeto de Pós-Graduação Fortalecimento do Ensino na Saúde no contexto do SUS: Uma proposta interdisciplinar da Universidade de Brasília na Região Centro-Oeste (Pro-Ensino na Saúde UnB), resultado de uma parceria da Faculdade de Ceilândia e do Instituto de Psicologia. Foi coordenadora do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde - PET-Saúde, em Vigilância à Saúde, é atualmente coordenadora-adjunta do Pro-Saúde/ Ceilândia e membro titular do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) pela FCE. Tem experiência nas áreas de Educação, Psicologia e Saúde, com trabalhos e experiência em informação, educação e comunicação em saúde, promoção da saúde, educação popular, psicologia da saúde, atenção básica e gestão de políticas públicas.

Downloads

Como Citar

1.
Vasconcelos JPR, Parreira CM de SF. Inovação na Atenção Básica à Saúde:: o trabalho do cotidiano na estratégia saúde da família em Ceilândia (DF). Rev. G&S [Internet]. 30º de maio de 2017 [citado 20º de abril de 2024];8(2):270-83. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3727

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)