A INSERÇÃO DA TEMÁTICA DAS VIOLÊNCIAS NA FORMAÇÃO ACADÊMICA:

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores/as

  • Leides Barroso de Azevedo Moura Universidade de Brasília
  • Prince Vangeris Silva Fernandes de Lima Universidade de Brasília

Palabras clave:

Envelhecimento, Aprendizagem, Ensino, Saúde, Violência, Desenvolvimento

Resumen

O presente relato descreve a experiência e a metodologia da Disciplina ‘Violências e Saúde’, ofertada pelo Departamento de Enfermagem, da Faculdade de Ciências da Saúde, da Universidade de Brasília, com o objetivo de refletir, discutir, aplicar e disseminar novos conteúdos e olhares sobre a relação entre violência e saúde, na perspectiva do desenvolvimento. O relato contempla o instrumental teórico que norteou as discussões realizadas em sala de aula, as metodologias inovadoras no ensino da violência, a inserção ensino-território da rede de atenção à saúde e as condutas e responsabilidades dos profissionais de saúde para intervir em situações de violência. Verificou-se a validade das metodologias inovadoras, com menção ao portfólio de leitura, mostra fotográfica e ensaio teórico. Destaca-se a possibilidade de integrar ensino-serviço, em consonância com o preconizado pelo Pró-Saúde. Em conclusão, o presente relato explicita sucintamente a experiência da vivência de um conteúdo teórico-prático pouco discutido por profissionais de saúde, em um contexto social que desafia os novos gestores a monitorar e avaliar as políticas públicas destinadas ao enfrentamento de situações complexas que requerem, cada vez mais, profissionais capacitados para promoção dos direitos humanos da sociedade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leides Barroso de Azevedo Moura, Universidade de Brasília

Doutora em Ciência da Saúde. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília

Prince Vangeris Silva Fernandes de Lima, Universidade de Brasília

Acadêmico de Enfermagem da Universidade de Brasília. Faculdade de Ciências da Saúde - Departamento de Enfermagem.

Publicado

2017-08-17

Cómo citar

1.
Moura LB de A, Lima PVSF de. A INSERÇÃO DA TEMÁTICA DAS VIOLÊNCIAS NA FORMAÇÃO ACADÊMICA:: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Rev. G&S [Internet]. 17 de agosto de 2017 [citado 7 de julio de 2024];4(3):pag. 1021-1029. Disponible en: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/338

Número

Sección

Relatos de Experiências

Artículos más leídos del mismo autor/a