Refletindo sobre a assistência de enfermagem a pacientes que sofrem de dor oncológica
Resumen
A cada ano aumenta o número de pessoas que são vítimas de algum tipo de câncer. É uma das doenças mais temidas, devido ao sofrimento que costuma provocar. A dor é uma das principais origens deste sofrimento. É algo que precisa ser combatido, pois como nem sempre é possível atingir a cura da doença, estes pacientes devem ao menos ter uma melhor qualidade de vida e bem estar psicossocial. O enfermeiro atua diretamente no cuidado e alívio da dor, por permanecer maior tempo ao lado destes pacientes. O presente estudo teve como objetivo discutir os mecanismos de identificação da dor, enfatizando a assistência de enfermagem e as intervenções específicas. A partir do levantamento de referencias teóricas publicadas foi possível construir essa reflexão. Desta maneira foi possível analisar como é importante a atuação do enfermeiro nesta área, pois o mesmo irá conhecer o perfil de cada paciente, sabendo quais são suas reais necessidades, podendo assim traçar um plano de cuidados específicos, juntamente com uma equipe multidisciplinar, proporcionando uma vida mais digna a estes pacientes.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).