O cotidiano dos familiares de pacientes alcoolistas em tratamento
Resumen
O presente estudo teve como objetivo descrever e analisar o cotidiano dos familiares com pacientes alcoolistas em tratamento no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas ”“ CAPSad no Município de Teresina/PI. Foi utilizada a abordagem qualitativa de pesquisa, tendo como sujeitos de investigação doze familiares de pacientes alcoolistas em tratamento na instituição. A coleta de dados deu-se através de entrevistas com um roteiro semi-estruturado, gravadas e transcritas na íntegra. Esta pesquisa teve como referencial para análise dos dados, a análise de conteúdo e para o tratamento do material utilizou-se a técnica de análise temática. Os resultados deste trabalho demonstraram que a família é de fundamental importância no processo de recuperação e manutenção da abstenção alcoólica. Nos resultados os depoimentos obtidos foram categorizados em: Cotidiano de cuidados familiares, Cotidiano de sentimentos positivos e Reorganização do cotidiano. Sendo assim, este estudo traz que há possibilidade de transformações na vida do alcoolista, em tratamento, as quais irão repercutir na vida da família. Assim, a família deve estar inserida na terapêutica da clientela estudada, bem como estar presente nas discussões entre profissionais da área que possam auxiliar nas ações em programas de atenção a saúde mental.
Descritores: Alcoolismo; Família; Cuidados de Enfermagem.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que el presente artículo es original y que no ha sido sometido a publicación en ninguna otra revista, ya sea nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad. Declaro, además, que una vez publicado en la Revista Gestión & Salud, editada por la Universidad de Brasilia, el mismo no será sometido por mí ni por ninguno de los demás coautores a ningún otro medio de divulgación científica.
Por medio de este instrumento, en mi nombre y en nombre de los demás coautores, si los hubiere, cedo los derechos de autor del referido artículo a la Revista Gestión & Salud y declaro estar consciente de que el incumplimiento de este compromiso someterá al infractor a las sanciones y penas previstas en la Ley de Protección de Derechos de Autor (Nº 9609, del 19/02/98).
Revista Eletrônica Gestão & Saúde está licenciado com uma Licença