Emissões otoacústicas evocadas por produto de distorção em trabalhadores normo-ouvintes expostos ao ruído ocupacional

Autores/as

  • Marlene Escher Boger UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
  • André Luiz Lopes Sampaio Otorrinolaringologista, Doutor em Ciências da Saúde - UNB. Professor da Universidade de Brasília.
  • Carlos Augusto Costa Pires de Oliveira Otorrinolaringologista, Doutor em Medicina e Pós-doutor pela Harvard University, Professor da Universidade de Brasília ”“ UNB.

Palabras clave:

Saúde, Audiologia Ocupacional

Resumen

Introdução: O teste das Emissões Otoacústicas tem tido destaque pela possibilidade de detectar precocemente alterações cocleares advindas da exposição ao ruído, não identificadas pela audiometria tonal. Objetivo: Avaliar as emissões otoacústicas evocadas por produto de distorção em trabalhadores normo-ouvintes expostos ao ruído ocupacional. Método: Trata-se de um estudo transversal, realizado em indústrias metalúrgicas do Distrito Federal, nas quais avaliou-se, por meio das Emissões Otoacústicas por Produto de Distorção trabalhadores de ambos os sexos, com idades entre 18 e 35 anos, limiares de audibilidade igual ou inferior a 25 dBNA, sem alterações auditivas. Resultados: Foram encontradas alterações significantes nas emissões otoacústicas em ambas as orelhas. Na amplitude e na relação sinal/ruído observou-se que quanto mais alta é a frequência menores são as médias encontradas nas emissões otoacústicas. A frequência com piores registros é a de 6 KHz. Conclusão: As emissões otoacústicas evocadas por produto de distorção em trabalhadores normo-ouvintes revelam alterações cocleares capazes de detectar precocemente o surgimento da lesão nas células ciliadas externas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marlene Escher Boger, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Fonoaudióloga do Hospital Militar de Área de Brasília, Especialista em Audiologia Clínica e Ocupacional, Mestre em Ciências da Saúde, Doutora em Ciências da Saúde (UNB).

Publicado

2017-08-09

Cómo citar

1.
Boger ME, Sampaio ALL, Oliveira CACP de. Emissões otoacústicas evocadas por produto de distorção em trabalhadores normo-ouvintes expostos ao ruído ocupacional. Rev. G&S [Internet]. 9 de agosto de 2017 [citado 16 de febrero de 2025];4(2):2065-77. Disponible en: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/242

Número

Sección

Artigos Originais

Artículos más leídos del mismo autor/a