A perda auditiva no idoso e suas interferências na linguagem e na vida psicossocial
Resumo
A presbiacusia pode ser um fator de limitação do idoso, contribuindo para o desenvolvimento de alguns distúrbios de ordem emocional e favorecendo o isolamento devido à dificuldade de comunicação com o meio social em que vive. Objetivo: analisar, por meio de revisão da literatura científica, a associação entre perda auditiva e baixa autoestima no idoso. Método: foi realizada uma revisão de literatura a cerca de trabalhos científicos que abordassem a perda auditiva em idosos, com seleção das publicações julgadas relevantes. Conclusão: existe associação entre a perda auditiva e a baixa autoestima em idosos e quanto maior o grau da perda auditiva mais evidente podem ser os sintomas.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).