Zumbido e perda auditiva induzida por ruído em trabalhadores expostos ao ruído ocupacional

Autores

  • Marlene Escher Boger UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
  • Monique Antunes de Souza Chelminski Barreto UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Resumo

O ruído é um dos agentes nocivos à saúde que está presente nos mais diversos ramos de atividade econômica. Entre as queixas mais relatadas por trabalhadores expostos ao ruído ocupacional, encontram-se a perda auditiva e o zumbido. Objetivo: Avaliar a associação entre Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR) e Zumbido em trabalhadores do Distrito Federal. Material e Método: Trata-se de estudo de coorte histórica com corte transversal realizado em indústrias metalúrgicas, madeireiras e marmorarias, com níveis de ruído acima de 85dB, nas quais avaliou-se o limiar auditivo para as frequências de 250Hz a 8.000Hz, e por meio de anamnese ocupacional foram identificados aspectos relacionados à morbidade. Resultados: Foram realizadas 192 avaliações do limiar auditivo precedidas de anamnese ocupacional. Ao avaliar a prevalência de zumbido nos trabalhadores, observou-se que 45,8% referem apresentar esta sensação, sendo que 34,1% afirmam sentir frequentemente e 65,9% percebem o zumbido raramente. Em relação à PAIR observou-se que 49,0% dos resultados audiométricos apresentam entalhe em frequências agudas no audiograma. A ocorrência de zumbido entre os trabalhadores com PAIR mostrou prevalência de 56,4%. Conclusão: A ocorrência de zumbido entre os trabalhadores com PAIR apresentou forte associação neste estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlene Escher Boger, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Fonoaudióloga do Hospital Militar de Área de Brasília, Especialista em Audiologia Clínica e Ocupacional, Mestre em Ciências da Saúde, Doutora em Ciências da Saúde (UNB). Pesquisadora do departamento de Saúde Coletiva da Universidade de Brasília.

Monique Antunes de Souza Chelminski Barreto, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Fonoaudióloga da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Especialista em Audiologia, Mestre em Ciências da Saúde, Doutoranda em Ciências da Saúde (UNB).

Downloads

Publicado

01-06-2015

Como Citar

1.
Boger ME, Barreto MA de SC. Zumbido e perda auditiva induzida por ruído em trabalhadores expostos ao ruído ocupacional. Rev. G&S [Internet]. 1º de junho de 2015 [citado 23º de abril de 2024];6(2):Pag. 1321-1333. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2918

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)