Estrategias para la Enseñanza de Auto Cuidado de Pacientes Quirúrgicos: Una Revisión Integral de la Literatura

Autores/as

  • Debora Viviane Stadler Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Annecy Tojeiro Giordani Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus Luiz Meneghel; Centro de Ciências Biológicas, Setor de Enfermagem.
  • Gabriela Machado Ezaias Paulino Universidade Estadual de Maringa
  • Helena Megumi Sonobe Universidade de São Paulo-USP.
  • Renata Rodrigues Zanardo Universidade Estadual do Norte do Paraná-UENP.
  • Maria Aparecida Valério Universidade Estadual do Norte do Paraná-UENP.

DOI:

https://doi.org/10.26512/gs.v0i0.23332

Palabras clave:

El cuidado personal; La enseñanza;Tecnología en salud; Enfermería perioperatoria.

Resumen

La enseñanza del autocuidado se destaca como una importante estrategia para el enfrentamiento de las dificultades que permean el proceso de rehabilitación postoperatoria, posibilitando que las personas cuiden de sí mismas subsidiadas por informaciones y recomendaciones elaboradas cuidadosamente. Este artículo tuvo como objetivoidentificar y evaluar las pruebas encontradas en la literatura científica nacional e internacional sobre estrategias educativas para el autocuidado en el hogar de los pacientes quirúrgicos, con el fin de orientar la asistencia perioperatoria.Revisión de literatura Integrativa, realizado en la base de datos LILACS y en bibliotecas electrónicas PubMed, DEDALUS y SciELO, con artículos científicos publicados en Portugués, Inglés y español entre 2005 a 2016.Se seleccionaron cuatro artículos científicos que demostraron estrategias educativas para la enseñanza del autocuidado como computación móvil con módulos multimedia educativos perioperatoria; seguimiento telefónico; Educación interactiva a través de internet, CD-ROM o DVD, aula, aplicación de la teoría de autocuidado de Orem,reuniones semanales en grupos, folletos explicativos y formación continuada de los profesionales de la salud. Estas diferentes estrategias promoción las necesidades de cada paciente, fomentar el aprendizaje sobre el procedimiento quirúrgico y sus consecuencias y el desarrollo de habilidades para el autocuidado.

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Biografía del autor/a

Debora Viviane Stadler, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Graduada em Enfermagem-Bacharel pela Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Annecy Tojeiro Giordani, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus Luiz Meneghel; Centro de Ciências Biológicas, Setor de Enfermagem.

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia (1984) pela Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA), Mestrado (2000), Doutorado (2003) e Pósdoutorado(2013) pelaEscola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERPUSP).Especialista em Administração Hospitalar e em Enfermagem do Trabalho, comAperfeiçoamento em Licenciatura Plena em Formação Pedagógica para Docentes. Professora Adjunta (nível D) do Curso de Enfermagem e docente do Programa de PósGraduação(Mestrado Profissional em Ensino PPGEN)da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP); Supervisora de Serviço e ViceCoordenadora(3a Gestão: 20162018)do Curso de Enfermagem da UENPCLM.Pesquisadora nas linhas: Educação em Saúde; Enfermagem e Humanização do cuidado, Doenças infecciosas: problemáticas eestratégias de enfrentamento e Formação de professores.

Gabriela Machado Ezaias Paulino, Universidade Estadual de Maringa

Atua como Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal do Paraná - Campus Londrina. Doutorando em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá. Professora Colaboradora/Assistente no Departamento de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Londrina (2013-2015) e Enfermeira no Hospital Dr. Anísio Figueiredo da Secretaria de Saúde do Paraná em Londrina/PR (2010-2016). Graduada pela Universidade Estadual de Londrina (2007). Especialista em Gerência em Serviços de Enfermagem (2009) e Controle de Infecção em Serviços de Saúde (2009). Mestre em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto ? EERP/USP (2012).

Helena Megumi Sonobe, Universidade de São Paulo-USP.

Graduada em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1989), Especializada em Enfermagem em Estomaterapia pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (1995). Mestre (1996) e Doutor (2001) em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto ? USP. Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo; membro Efetivo da Comissão Assessora de Graduação do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da EERP/USP. Revisor de periódicos CuidArte Enfermagem, Revista Científica das Faculdades Integradas de Jaú, Revista Enfermagem Brasil, Revista Latinoamericana de Enfermagem, Revista Eletrônica de Enfermagem, Revista Texto & Contexto e Revista Escola Anna Nery Revista de Enfermagem. Pesquisadora do "Grupo de Estudo da Reabilitação de Pacientes Cirúrgicos Oncológicos" da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto ? USP e do Grupo de Pesquisa Processo Saúde Doença na Perspectiva Sociocultural da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Estomaterapia, principalmente na área das patologias intestinais, assistência de enfermagem cirúrgica, oncologia, estomaterapia e formação de recursos humanos para a pesquisa em Enfermagem.

Renata Rodrigues Zanardo, Universidade Estadual do Norte do Paraná-UENP.

Graduada em Enfermagem-Bacharel pela Universidade Estadual do Norte do Paraná-UENP.  

Maria Aparecida Valério, Universidade Estadual do Norte do Paraná-UENP.

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (1971) Mestrado em Estatística e Experimentação Agronômica pela ESALQ/Universidade de São Paulo (1980). Atualmente é professora assistente na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus Luiz Meneghel. Atua na área de estatística e experimentação agrícola. Diretora de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UENP

Publicado

2019-08-14

Cómo citar

1.
Stadler DV, Giordani AT, Ezaias Paulino GM, Sonobe HM, Zanardo RR, Valério MA. Estrategias para la Enseñanza de Auto Cuidado de Pacientes Quirúrgicos: Una Revisión Integral de la Literatura. Rev. G&S [Internet]. 14 de agosto de 2019 [citado 21 de noviembre de 2024];:128-41. Disponible en: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/23332

Número

Sección

Artigos de Revisão

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