Complicações em pacientes queimados:

Revisão Integrativa

Autores

  • Annecy Tojeiro Giordani Enfermeira. Pós-Doutora. Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus Luiz Meneghel; Centro de Ciências Biológicas, Setor de Enfermagem. Bandeirantes, PR, Brasil.
  • Helena Megumi Sonobe Enfermeira. Doutora. Docente da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil.
  • Gabriele Guarini Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus Luiz Meneghel, Bandeirantes, PR, Brasil.
  • Debora Viviane Stadler Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus Luiz Meneghel, Bandeirantes, PR, Brasil.

Palavras-chave:

Politicas de saúde

Resumo

Objetivo: Identificar na literatura científica as principais complicações apresentadas durante o tratamento hospitalar de pacientes queimados. Método: Revisão integrativa de literatura de artigos na íntegra disponibilizados gratuitamente na PubMed, Lilacs e na Biblioteca Eletrônica SciELO, a partir dos descritores queimaduras, complicações e enfermagem, publicados de 2004 a 2014, em língua portuguesa e inglesa. Resultados: Encontrados 118 artigos, dos quais 18 constituíram a amostra final categorizada em três temáticas. Os pacientes com queimaduras graves tornam-se vulneráveis às alterações metabólicas, respiratórias, cardíacas, renais e gastrointestinais que resulta em imunossupressão e transtornos emocionais com prejuízos em suas relações familiares, sociais e laborais. O plano de cuidados prescrito pelo enfermeiro deve priorizar ações que previnam complicações e valorize o autocuidado pós a alta hospitalar. Conclusão: As principais complicações dos pacientes com queimaduras, abordadas na literatura científica foram infecção e sepse; distúrbios sanguíneos, respiratórios, cardíacos, renais ou gastrointestinais em queimados; e transtornos emocionais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Annecy Tojeiro Giordani, Enfermeira. Pós-Doutora. Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus Luiz Meneghel; Centro de Ciências Biológicas, Setor de Enfermagem. Bandeirantes, PR, Brasil.

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia (1984) pela Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA), Mestrado (2000), Doutorado (2003) e Pós-doutorado (2013) pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP). Especialista em Administração Hospitalar, Especialista em Enfermagem do Trabalho e Aperfeiçoamento em Licenciatura Plena em Formação Pedagógica para Docentes. Professora Adjunta, Supervisora de Serviço e Vice-Coordenadora (3a Gestão: 2016-2018) do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP-Campus Luiz Meneghel). Pesquisadora nas linhas: Educação em Saúde; Enfermagem e Humanização do cuidado, Doenças infecciosas: problemáticas e estratégias de enfrentamento e Formação de Professores.

Helena Megumi Sonobe, Enfermeira. Doutora. Docente da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Graduada em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1989), Especializada em Enfermagem em Estomaterapia pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (1995). Mestre (1996) e Doutor (2001) em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto ? USP. Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo; membro Efetivo da Comissão Assessora de Graduação do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da EERP/USP. Revisor de periódicos CuidArte Enfermagem, Revista Científica das Faculdades Integradas de Jaú, Revista Enfermagem Brasil, Revista Latinoamericana de Enfermagem, Revista Eletrônica de Enfermagem, Revista Texto & Contexto e Revista Escola Anna Nery Revista de Enfermagem. Pesquisadora do "Grupo de Estudo da Reabilitação de Pacientes Cirúrgicos Oncológicos" da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto ? USP e do Grupo de Pesquisa Processo Saúde Doença na Perspectiva Sociocultural da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Estomaterapia, principalmente na área das patologias intestinais, assistência de enfermagem cirúrgica, oncologia, estomaterapia e formação de recursos humanos para a pesquisa em Enfermagem.

Gabriele Guarini, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus Luiz Meneghel, Bandeirantes, PR, Brasil.

Graduanda em Enfermagem, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP-CLM); bolsista de Iniciação Científica pela Fundação Araucária.

Debora Viviane Stadler, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus Luiz Meneghel, Bandeirantes, PR, Brasil.

Graduanda em Enfermagem, Universidade Estadual do Norte do Paraná; bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq.

Downloads

Publicado

22-09-2017

Como Citar

1.
Giordani AT, Sonobe HM, Guarini G, Stadler DV. Complicações em pacientes queimados:: Revisão Integrativa. Rev. G&S [Internet]. 22º de setembro de 2017 [citado 18º de abril de 2024];7(2):Pág. 535-548. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3499

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)