Percepção sobre qualidade de vida de estudantes de graduação em ciências farmacêuticas da Universidade de Brasília
Resumen
Esta pesquisa teve como objetivo de conhecer a percepção sobre qualidade de vida de acadêmicos do curso de graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade de Brasília. Foi realizado estudo observacional de corte transversal, coletando-se os dados por meio de entrevistas individuais. Foi elaborado um instrumento específico para se conhecer os aspectos sociodemográficos, acadêmicos e de saúde dos participantes. Para a avaliação da qualidade de vida foi utilizado o instrumento World Health Organization Quality of Life Instrument Bref (WHOQOL-bref) da OMS. Participaram do estudo 50 estudantes (33 mulheres e 17 homens), distribuídos em todos os semestres do curso. Os dados foram analisados utilizando-se o programa estatístico SPSS 17, incluindo-se análises descritivas de frequência, tendência central e dispersão, e análise inferencial de comparação entre os domínios. Os resultados demonstraram que a avaliação dos alunos sobre sua qualidade de vida ficou dividida entre dois polos, sendo que os domínios melhor avaliados foram o físico e as relações sociais e os domínios que apresentaram pior avaliação média foram o psicológico e o meio ambiente. As facetas que apresentaram pior desempenho estão intimamente relacionadas ao sucesso no aprendizado e na realização de atividades acadêmicas, o que influenciaria negativamente a qualidade de vida dos estudantes.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).