Perfil sociodemográfico de acompanhantes de pacientes e suas concepções sobre atenção recebida

Autores

  • Manuela Costa Melo Universidade de Brasília
  • Rosilane de Carvalho Cristo Universidade de Brasília
  • Dirce Guilhem Universidade de Brasília

Resumo

O estudo objetivou conhecer o perfil sociodemográfico de acompanhantes em unidades de internação para adultos e crianças e suas concepções sobre a qualidade da atenção recebida. Modalidade survey conduzido em Hospital Universitário de Brasília. Foram incluídos 95 acompanhantes, período de novembro de 2009 a novembro de 2010. Coleta de dados efetuada por meio de questionário adaptado. A maioria dos entrevistados (86,3%) foi composta por mulheres adultas jovens, representadas por mães, esposas, filhas, e presença de cuidadores remunerados. Aspectos como a avaliação sobre instalações e condições ambientais do hospital; acesso e presteza dos serviços; e clareza das informações fornecidas foi considerada boa ou muito boa. O estudo confirmou que problemas inerentes à presença do acompanhante e a inserção da rede social da pessoa hospitalizada são persistentes. Torna-se necessário redefinir o papel do acompanhante considerando-se a complexidade de sua inserção no contexto hospitalar como forma de atender a apolítica de humanização da assistência em saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manuela Costa Melo, Universidade de Brasília

Manuela Costa Melo - Enfermeira. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Departamento de Enfermagem, Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil. 

Rosilane de Carvalho Cristo, Universidade de Brasília

Rosilane de Carvalho Cristo - Enfermeira. Departamento de Enfermagem, Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil. 

Dirce Guilhem, Universidade de Brasília

Dirce Guilhem - Enfermeira. Departamento de Enfermagem, Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.

Downloads

Como Citar

1.
Melo MC, Cristo R de C, Guilhem D. Perfil sociodemográfico de acompanhantes de pacientes e suas concepções sobre atenção recebida. Rev. G&S [Internet]. 1º de junho de 2015 [citado 18º de abril de 2024];6(2):Pag. 1550-1564. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2965

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)