Percepção sobre qualidade de vida de estudantes de graduação em ciências farmacêuticas da Universidade de Brasília
Abstract
Esta pesquisa teve como objetivo de conhecer a percepção sobre qualidade de vida de acadêmicos do curso de graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade de Brasília. Foi realizado estudo observacional de corte transversal, coletando-se os dados por meio de entrevistas individuais. Foi elaborado um instrumento específico para se conhecer os aspectos sociodemográficos, acadêmicos e de saúde dos participantes. Para a avaliação da qualidade de vida foi utilizado o instrumento World Health Organization Quality of Life Instrument Bref (WHOQOL-bref) da OMS. Participaram do estudo 50 estudantes (33 mulheres e 17 homens), distribuídos em todos os semestres do curso. Os dados foram analisados utilizando-se o programa estatístico SPSS 17, incluindo-se análises descritivas de frequência, tendência central e dispersão, e análise inferencial de comparação entre os domínios. Os resultados demonstraram que a avaliação dos alunos sobre sua qualidade de vida ficou dividida entre dois polos, sendo que os domínios melhor avaliados foram o físico e as relações sociais e os domínios que apresentaram pior avaliação média foram o psicológico e o meio ambiente. As facetas que apresentaram pior desempenho estão intimamente relacionadas ao sucesso no aprendizado e na realização de atividades acadêmicas, o que influenciaria negativamente a qualidade de vida dos estudantes.
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