ANDRAGOGIA, MÉTODOS E DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR:
NOVO LIDAR COM O APRENDIZADO DO ADULTO NA EAD
Palabras clave:
Andragogia, Didática, Educação à DistânciaResumen
INTRODUÇÃO. No presente estudo propomos apresentar uma nova percepção da educação superior de adultos na modalidade EAD, fundamentada na Andragogia, destacando métodos e a didática do Ensino Superior levando em consideração o aprendizado. Assim, a Andragogia é a ciência que visa facilitar a aprendizagem de adultos e que tem como princípios básicos a experiência prévia e o autoconceito, a prontidão e especialmente a motivação destes aprendentes. Então, ressaltamos suas diferenças em relação à Pedagogia e destacamos a necessidade de se rever a formação do docente, especialmente aquele que pretende dedicar-se à educação de adultos na EaD. OBJETIVO: rever métodos e didáticas pertinentes ao modo de aprender do adulto e destacar como esta ciência pode contribuir para o sucesso da aprendizagem na EaD. METODOLOGIA: trata-se de uma revisão da literatura de forma analítica e documental, de natureza qualitativa. RESULTADOS: pode-se inferir, que a Andragogia, já está sendo inserida no contexto acadêmico necessitando porém, de uma ampliação, e sua inclusão nos cursos de formação de docentes. Em virtude da complexidade e dos limites de sua compreensão, este trabalho representa um esforço inicial de abordar a temática e apresentar possíveis alternativas para o debate em curso, sem a pretensão de esgotar o assunto. CONSIDERAÇÃO FINAL: vale ressaltar que a escolha deste tema foi motivada pela observação das autoras, em detrimento à prática pedagógica da EaD, depreendendo o valor significativo para a compreensão, interpretação e aplicabilidade no ensino superior, tendo em vista o aprendizado do adulto em EaD.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que el presente artículo es original y que no ha sido sometido a publicación en ninguna otra revista, ya sea nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad. Declaro, además, que una vez publicado en la Revista Gestión & Salud, editada por la Universidad de Brasilia, el mismo no será sometido por mí ni por ninguno de los demás coautores a ningún otro medio de divulgación científica.
Por medio de este instrumento, en mi nombre y en nombre de los demás coautores, si los hubiere, cedo los derechos de autor del referido artículo a la Revista Gestión & Salud y declaro estar consciente de que el incumplimiento de este compromiso someterá al infractor a las sanciones y penas previstas en la Ley de Protección de Derechos de Autor (Nº 9609, del 19/02/98).