A QUALIDADE DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NO BRASIL
Palabras clave:
EducaçãoResumen
O programa de pós-graduação, no Brasil, traz novas perspectivas no âmbito educacional, social e científico, contribuindo para a formação de mestres e doutores. O objetivo desta pesquisa foi verificar como é realizada a avaliação dos programas de pós-graduação, buscando compreender o surgimento, desenvolvimento e aspectos atuais de tal avaliação, dando ênfase aos programas de pós-graduação da saúde. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura, em bases indexadas da literatura, no período de outubro a dezembro de 2013. Constatou-se que a exigência da pós-graduação, sendo frequente, em virtude das especificidades das áreas de atuação dos profissionais, está sendo avaliada de maneira satisfatória por órgãos como o Ministério da Educação (MEC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), tendo qualidade satisfatória. Pode-se ainda depreender que embora tenha aumentado o investimento e a pesquisa na área da saúde, ainda há pouco crescimento em detrimento de áreas multidisciplinares e exatas.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que el presente artículo es original y que no ha sido sometido a publicación en ninguna otra revista, ya sea nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad. Declaro, además, que una vez publicado en la Revista Gestión & Salud, editada por la Universidad de Brasilia, el mismo no será sometido por mí ni por ninguno de los demás coautores a ningún otro medio de divulgación científica.
Por medio de este instrumento, en mi nombre y en nombre de los demás coautores, si los hubiere, cedo los derechos de autor del referido artículo a la Revista Gestión & Salud y declaro estar consciente de que el incumplimiento de este compromiso someterá al infractor a las sanciones y penas previstas en la Ley de Protección de Derechos de Autor (Nº 9609, del 19/02/98).