Consumo de álcool entre os acadêmicos do curso de Direito

Autores

  • Elizana Maria Silva Faculdades Integradas do Norte de Minas - Funorte
  • Meiry Cristiane Jesus Souza Faculdades Integradas do Norte de Minas - Funorte
  • Kimberly Marie Jones Faculdades Integradas do Norte de Minas - Funorte
  • Wellington Danilo Soares Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - PPGCS/Unimontes. Faculdades Integradas do Norte de Minas - Funorte

Palavras-chave:

Saúde Coletiva, Nutrição, Direito

Resumo

O presente estudo objetivou analisar o consumo e a frequência do uso de álcool em acadêmicos do curso de Direito de uma instituição privada de ensino superior da cidade de Montes Claros ”“ MG. Foi realizada uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa e de corte transversal. A amostra foi composta por acadêmicos do curso de Direito. Os instrumentos foram questionário AUDIT (Teste para Identificação de Problemas Relacionados ao Uso de Álcool), ASSIT (Teste de triagem do envolvimento com álcool, cigarro e outras substâncias), Questionário sócio demográfico, IECPA (Inventário de expectativas e crenças pessoais acerca do álcool) e ESSS (Escala de Satisfação com o Suporte Social). Classificação de risco do AUDIT constatou-se que 79,7% dos participantes se enquadraram no nível 1, considerado de baixo risco, seguido do nível 2 com 16,3% de médio risco. Os participantes fazem uso ocasional de fumo, álcool e outras substâncias, sendo classificação de nível 1 do ASSIT. Sobre o IECPA 77,2% dos avaliados classificaram em nível 1, representando baixa vulnerabilidade para efeitos do álcool, 22,8% dos colaboradores apresentaram alta vulnerabilidade. O ESSS 52,8% dos voluntários demonstraram alto suporte social e 47,2% se qualificaram como médio. Conclui-se que o nível de consumo do álcool é baixo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizana Maria Silva, Faculdades Integradas do Norte de Minas - Funorte

Graduanda em Nutrição pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas ”“ Funorte ”“ Montes Claros ”“ Minas Gerais, Brasil.

Meiry Cristiane Jesus Souza, Faculdades Integradas do Norte de Minas - Funorte

Graduanda em Nutrição pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas ”“ Funorte ”“ Montes Claros ”“ Minas Gerais, Brasil.

Kimberly Marie Jones, Faculdades Integradas do Norte de Minas - Funorte

Doutora em Antropologia pela Universidade de Pittsburgh, Pennsylvania, EUA ”“ Diretora do Centro de Pesquisa das Faculdades Integradas do Norte de Minas ”“ Funorte ”“ Montes Claros ”“ Minas Gerais, Brasil.

Downloads

Como Citar

1.
Silva EM, Souza MCJ, Jones KM, Soares WD. Consumo de álcool entre os acadêmicos do curso de Direito. Rev. G&S [Internet]. 6º de outubro de 2015 [citado 25º de abril de 2024];6(3):Pág. 2723-2738. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3237

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)