CARACTERIZAÇÃO SOCIODEMOGRÁFICA E OCUPACIONAL DE TRABALHADORES DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores

  • Franciele Fagundes Fonseca Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).
  • Cássio de Almeida Lima UNIMONTES
  • Juliana Pereira Alves UNIMONTES.
  • Sira Samayka de Souza Silva UNIMONTES.
  • Marden Costa Lopes UNIMONTES.
  • Jair Almeida Carneiro UNIMONTES e Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIPMoc).
  • Fernanda Marques da Costa UNIMONTES, Faculdade de Saúde Ibituruna (FASI), Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE) e Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIPMoc).

Palavras-chave:

Gestão, Recursos Humanos

Resumo

O estudo teve como objetivo caracterizar o perfil sociodemográfico e ocupacional de trabalhadores das equipes da Estratégia Saúde da Família. Trata-se de estudo descritivo, de caráter transversal e abordagem quantitativa. Desenvolveu-se a investigação nas unidades junto aos trabalhadores das equipes, que responderam ao questionário. A coleta ocorreu entre novembro de 2012 e agosto de 2013. Os dados coletados foram processados e submetidos à analise descritiva no SPSS. Participaram da pesquisa 282 profissionais: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, dentistas e técnicos de higiene bucal. Tais profissionais são, majoritariamente, do sexo feminino, jovens com idade até 33 anos, com apenas um vínculo empregatício. A categoria profissional predominante foi constituída pelos agentes comunitários de saúde. A maior parte dos trabalhadores possui ensino fundamental e médio e exerce função de nível técnico e médio. Os resultados do estudo evidenciam características, em sua maioria, comuns aos trabalhadores de outros cenários de pesquisas presentes na literatura. Acredita-se que podem ser aplicadas no conhecimento das verdadeiras realidades das equipes de saúde da família, oportunizando transformações efetivas na sua atuação profissional sintonizadas às políticas públicas em saúde locais e do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Franciele Fagundes Fonseca, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

Enfermeira, egressa da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Pós-graduanda da Residência Multiprofissional em Saúde da Família da UNIMONTES.

Cássio de Almeida Lima, UNIMONTES

Acadêmico do Curso de Graduação em Enfermagem da UNIMONTES. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UNIMONTES/Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Membro do Grupo de Pesquisa em Enfermagem da UNIMONTES.

Juliana Pereira Alves, UNIMONTES.

Enfermeira, graduada pela UNIMONTES.

Sira Samayka de Souza Silva, UNIMONTES.

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da UNIMONTES. Bolsista de Iniciação Científica Voluntária do Programa Institucional de Iniciação Científica da UNIMONTES. Membro do Grupo de Pesquisa em Enfermagem da UNIMONTES.

Marden Costa Lopes, UNIMONTES.

Enfermeiro. Professor Especialista do Departamento de Enfermagem da UNIMONTES.

Jair Almeida Carneiro, UNIMONTES e Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIPMoc).

Médico. Professor Doutorando do Curso de Graduação em Medicina da UNIMONTES e das Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIPMoc).

Fernanda Marques da Costa, UNIMONTES, Faculdade de Saúde Ibituruna (FASI), Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE) e Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIPMoc).

Enfermeira. Professora Doutoranda do Departamento de Enfermagem da UNIMONTES, da Faculdade de Saúde Ibituruna (FASI), das Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE) e das Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIPMoc).

Downloads

Publicado

31-10-2014

Como Citar

1.
Fonseca FF, Lima C de A, Alves JP, Silva SS de S, Lopes MC, Carneiro JA, et al. CARACTERIZAÇÃO SOCIODEMOGRÁFICA E OCUPACIONAL DE TRABALHADORES DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA. Rev. G&S [Internet]. 31º de outubro de 2014 [citado 29º de março de 2024];5(4):pag. 2465-2478. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/1007

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)