Vivência dos profissionais de enfermagem frente a dor:
uma estratégia de humanização do cuidado
Palabras clave:
Dor, Avaliação da dor, EnfermagemResumen
O estudo objetivou compreender a percepção e vivência do profissional de enfermagem diante da experiência da sua dor e do cliente e identificar como o cuidado de si reflete na assistência ao cliente com dor. Trata-se de uma pesquisa descritiva exploratória com abordagem qualitativa, realizada através de entrevista com 13 profissionais da equipe de enfermagem de uma unidade de internação cirúrgica e da discussão de grupo através da realização de duas oficinas de sensibilização da dor. Os resultados apontam que os profissionais referem queixas álgicas diariamente e fazem uso constante da automedicação, sendo mais comum o uso de análgésicos antiinflamatórios não- esteroidais. Entretanto o manejo da dor pelos profissionais de saúde é frequentemente inadequado por desconhecimento do assunto e fisiopatologia do fenômeno álgico. Aponta que a forma como os profissionais de enfermagem pensam e agem diante de sua dor, influencia na forma como pensam e agem diante da dor do cliente.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que el presente artículo es original y que no ha sido sometido a publicación en ninguna otra revista, ya sea nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad. Declaro, además, que una vez publicado en la Revista Gestión & Salud, editada por la Universidad de Brasilia, el mismo no será sometido por mí ni por ninguno de los demás coautores a ningún otro medio de divulgación científica.
Por medio de este instrumento, en mi nombre y en nombre de los demás coautores, si los hubiere, cedo los derechos de autor del referido artículo a la Revista Gestión & Salud y declaro estar consciente de que el incumplimiento de este compromiso someterá al infractor a las sanciones y penas previstas en la Ley de Protección de Derechos de Autor (Nº 9609, del 19/02/98).