A sistematização da assistência de enfermagem e as necessidades de cuidados de pacientes internados em terapia intensiva
Palavras-chave:
Educação, GestãoResumo
Pesquisa Convergente Assistencial, com abordagem qualitativa. Tem como objetivo caracterizar as necessidades de cuidados de enfermagem dos pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) a partir da identificação dos diagnósticos e intervenções de enfermagem mais frequentes. Os sujeitos deste estudo foram 10 pacientes internados na UTI de um hospital de ensino. A coleta de dados aconteceu mediante entrevista semi-estruturada, exame físico e observação participante. Foram identificados 71 diagnósticos de enfermagem, destes, 8 identificados em todos os pacientes: Padrão respiratório ineficaz; Troca de gases prejudicada; Capacidade de transferência prejudicada; Deambulação prejudicada; Incapacidade para manter respiração espontânea; Perfusão tissular ineficaz; Proteção ineficaz e Risco para Infecção. Para cada um destes foram elencadas as intervenções de enfermagem de acordo com a NIC (Nursing Interventions Classification). Conclui-se que a maioria das intervenções estão voltadas para as necessidades psicobiológicas Oxigenação e Atividade física, o que demanda um número maior de horas de cuidados de enfermagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).