O USO DO BLOG EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL COMO FERRAMENTA DE ACESSO À REALIDADE ESCOLAR
Abstract
Esta pesquisa, vinculada ao programa de Pós-Graduação em Educação e à sua Linha de Pesquisa Práticas e Processos Formativos em Educação, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Campus de Presidente Prudente, contemplou um estudo de caso de um blog de uma escola pública municipal de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Versa sobre um blog escolar que se configura como ferramenta de acesso à realidade escolar e que serve como ponto de reflexão para o gestor escolar. A partir da análise dos textos publicados, este trabalho teve como objetivo geral analisar se o uso do blog pode ser espaço de informação e gestão de caráter institucional e pedagógico-administrativo podendo, desencadear a participação do coletivo escolar dentro da visão de gestão democrática. A utilização de blogs pelas escolas ainda é uma ação recente e há muito a ser descoberto. Nessa perspectiva, este trabalho se propôs a desvendar alguns recursos que venham a contribuir, de alguma forma, com o papel do gestor escolar em relação à Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), em especial ao uso do blog, e o estabelecimento de um processo integrador e interacionista com a comunidade escolar.
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I declare that this article is original and has not been submitted for publication in any other national or international journal, either in whole or in part. I further declare that once published in the Electronic Journal Management and Health published by the University of Brasília, it will never be submitted by me or any of the other coauthors to any other means of scientific dissemination.
Through this instrument, in my name and in the name of the other coauthors, may I soon copy the copyright of the article to Electronic Journal Management and Health and declare that I am aware that failure to comply with this commitment will subject the violator to penalties and penalties Law of Protection of Rights Authorities (Nº9609, of 02/19/98).