FORMAÇÃO DE PROFESSORES SEMIPRESENCIAL:
a construção da prática pedagógica como eixo articulador para o uso de tecnologias em uma escola inclusiva
Abstract
O presente artigo tem o propósito de apresentar dados referentes à elaboração, implementação, acompanhamento, desenvolvimento e avaliação do Eixo Articulador: Inclusão e Educação Especial no curso de Licenciatura em Pedagogia Semipresencial da UNIVESP/Unesp. São explicitados os aportes teóricos, metodológicos e práticos que subsidiaram a organização da disciplina, concebida com a premissa de formar os professores, oferecendo instrumentos de análise sobre as políticas e práticas de inclusão escolar de Estudantes Público-Alvo da Educação Especial (EPAEE). Mais ainda, oferecer aos graduandos elementos para uma análise de práticas e recursos que podem ser utilizados na perspectiva de uma escola inclusiva, por meio da promoção de atividades escolares que desenvolvam as habilidades de todos. A disciplina foi elaborada em 5 (cinco) blocos de 24 (vinte e quatro) horas semanais, contendo propostas de atividades e estudos sobre as questões próprias da escola comum, agregadas ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) e ao uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Tudo de acordo com as necessidades educacionais específicas dos EPAEE, considerando sua importância dentro das políticas de Inclusão e sua aplicação em contextos escolares vinculados à s disciplinas de conteúdos de didática do curso.
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I declare that this article is original and has not been submitted for publication in any other national or international journal, either in whole or in part. I further declare that once published in the Electronic Journal Management and Health published by the University of Brasília, it will never be submitted by me or any of the other coauthors to any other means of scientific dissemination.
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