GESTÃO DA EAD NO BRASIL:

DESAFIO OU OPORTUNIDADE?

Authors

  • Valquíria de Lima Tavares Faculdade Anhanguera de Caxias do Sul
  • André Luiz Gon Anhanguera Educacional Ltda

Keywords:

Gestão, Educação, Políticas

Abstract

A Educação a distância (EAD) cresceu significativamente nos últimos anos no Brasil, principalmente para os cursos de graduação e pós-graduação. Assim, a implantação e gestão nas instituições de ensino superior devem primar pela qualidade educacional, retenção e fidelização de seus alunos. Este trabalho apresenta uma análise de como estão os aspectos da gestão dos cursos, na modalidade a distância, no Brasil, com enfoque no gestor em EAD. Entre os principais apontamentos deste estudo, de caráter bibliográfico, pode-se destacar que a EAD tem um papel social e sua expansão é promissora. Existem ainda poucos trabalhos publicados sobre sua implantação e gestão, e que os mesmos são sobre instituições públicas. A formação contínua é exigida do gestor, pois é uma função recente e que ainda está sendo definida, sendo necessário que ele apresente conhecimentos administrativos, bem como um bom currículo acadêmico, realidade que o Brasil é carente.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Valquíria de Lima Tavares, Faculdade Anhanguera de Caxias do Sul

Formada em Biologia, Mestre em Biotecnologia, tem especialização em Educação de Jovens e Adultos; Metodologias e Gestão para a EAD e atualmente aluna do MBA em Gestão de Pessoas. Tutora presencial dos cursos de pós-graduação nesta modalidade e também monitora presencial da disciplina de Responsabilidade Social e Meio Ambiente.

André Luiz Gon, Anhanguera Educacional Ltda

Tutor a distância do curso de especialização em Metodologias e Gestão para a EAD.

Published

2017-07-28

How to Cite

1.
Tavares V de L, Gon AL. GESTÃO DA EAD NO BRASIL:: DESAFIO OU OPORTUNIDADE?. Rev. G&S [Internet]. 2017 Jul. 28 [cited 2024 Dec. 22];3(1):1251-65. Available from: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/157

Issue

Section

Artigos Originais