Diagnóstico situacional na unidade de saúde:
uma experiência na perspectiva de graduandos em enfermagem
Resumo
O presente estudo teve como objetivo apresentar a experiência de acadêmicos do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros, desenvolvida durante a realização do Diagnóstico Situacional feito em uma Unidade de Estratégia Saúde da Família. Trata-se de estudo descritivo, do tipo relato de experiência. A experiência desenvolveu-se por meio de etapas, durante os encontros da Unidade de Ensino Atividades Práticas na Atenção Primária à Saúde, tendo como cenário a referida Unidade de Saúde. Embasados nos resultados obtidos, foi planejada e executada uma intervenção relacionada à padronização de procedimento na Central de Material e de Esterilização da unidade. Por meio do Diagnóstico Situacional, foi possível perceber a sua relevância para o gerenciamento da atenção à saúde prestada pelos serviços da Estratégia Saúde da Família. Nesses serviços, destaca-se o papel do enfermeiro, o qual, como profissional coordenador da equipe, deve efetivar os atributos de liderança e de gestão nesse contexto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).