Diagnóstico situacional na unidade de saúde:

uma experiência na perspectiva de graduandos em enfermagem

Autores

  • Cássio de Almeida Lima Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)
  • Bianca Gonçalves Rodrigues Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).
  • João Gabriel Caires Araújo Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).
  • Nayara Ruas Cardoso UNIMONTES
  • Pollyane Teixeira Rocha UNIMONTES.
  • Claudia Danyella Alves Leão Ribeiro UNIMONTES
  • Elaine Cristina Santos Alves UNIMONTES.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo apresentar a experiência de acadêmicos do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros, desenvolvida durante a realização do Diagnóstico Situacional feito em uma Unidade de Estratégia Saúde da Família. Trata-se de estudo descritivo, do tipo relato de experiência. A experiência desenvolveu-se por meio de etapas, durante os encontros da Unidade de Ensino Atividades Práticas na Atenção Primária à Saúde, tendo como cenário a referida Unidade de Saúde. Embasados nos resultados obtidos, foi planejada e executada uma intervenção relacionada à padronização de procedimento na Central de Material e de Esterilização da unidade. Por meio do Diagnóstico Situacional, foi possível perceber a sua relevância para o gerenciamento da atenção à saúde prestada pelos serviços da Estratégia Saúde da Família. Nesses serviços, destaca-se o papel do enfermeiro, o qual, como profissional coordenador da equipe, deve efetivar os atributos de liderança e de gestão nesse contexto.

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Biografia do Autor

Cássio de Almeida Lima, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Acadêmico do Curso de Graduação em Enfermagem da UNIMONTES. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UNIMONTES/Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Membro do Grupo de Pesquisa em Enfermagem da UNIMONTES.

Bianca Gonçalves Rodrigues, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

João Gabriel Caires Araújo, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

Acadêmico do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

Nayara Ruas Cardoso, UNIMONTES

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

Pollyane Teixeira Rocha, UNIMONTES.

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

Claudia Danyella Alves Leão Ribeiro, UNIMONTES

Enfermeira. Mestre em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da UNIMONTES. Professora do Departamento de Enfermagem da UNIMONTES, da Faculdade de Saúde Ibituruna (FASI), das Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE) e das Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIPMoc).

Elaine Cristina Santos Alves, UNIMONTES.

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professora do Departamento de Enfermagem da UNIMONTES e das FIPMoc. Enfermeira do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF).

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Publicado

22-08-2017

Como Citar

1.
de Almeida Lima C, Gonçalves Rodrigues B, Gabriel Caires Araújo J, Ruas Cardoso N, Teixeira Rocha P, Alves Leão Ribeiro CD, et al. Diagnóstico situacional na unidade de saúde:: uma experiência na perspectiva de graduandos em enfermagem. Rev. G&S [Internet]. 22º de agosto de 2017 [citado 23º de novembro de 2024];5(3):pag. 1109-1119. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/491

Edição

Seção

Relatos de Experiências

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