Gerenciamento da assistência de enfermagem:
estudo de caso na clínica médica de um hospital universitário
Palavras-chave:
Gestão, Políticas de Saúde, EnfermagemResumo
Objetivou-se apresentar um estudo de caso sobre o gerenciamento da assistência de enfermagem. Trata-se de trabalho descritivo, do tipo estudo de caso. Teve como cenário a clínica médica de um hospital-escola situado em Montes Claros, Minas Gerais. Para o gerenciamento, foram aplicadas as ferramentas Matriz SWOT, 5W2H e o Formulário de Protocolos de Prevenção de Risco, que subsidiaram a gestão do cuidar em enfermagem. As ferramentas e os resultados alcançados através da sua aplicação foram contextualizados à luz da literatura, na qual se enfoca a relevância dessas ferramentas. Por meio do seu uso, é possível fomentar melhorias na assistência prestada aos clientes, uma vez que são indicadas oportunidades, ameaças, forças, fraquezas e a análise dos riscos aos quais os envolvidos no cuidado estão expostos. Dessa forma, é preciso que as ferramentas sejam cada vez mais impulsionadas no cotidiano de trabalho do enfermeiro, e que este as alie à liderança e à gestão do cuidado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).