GESTÃO DE RISCO HOSPITALAR:
UM ENFOQUE NA QUALIDADE E SEGURANÇA DO PACIENTE
Resumo
O presente estudo se norteou pelo objetivo de identificar ferramentas disponíveis para auxiliar o gerenciamento de riscos na atenção à saúde. Trata-se de estudo do tipo revisão integrativa de literatura, a qual foi realizada a partir de material disponível nas bases de dados eletrônicas MEDLINE, PubMed e Banco de Teses da USP. O material se compôs de artigos científicos e tese, publicados entre os anos de 2003 e 2012. A literatura evidencia que a gestão de risco busca a identificação precoce de riscos potenciais, bem como pretende diminuir ou eliminar efeitos adversos decorrentes do atendimento em saúde, com a finalidade de garantir a qualidade na assistência e a segurança do paciente. Por conseguinte, o gestor de risco deve garantir que se realize a prevenção, detecção, registro e correção de deficiências. A maior parte dos instrumentos descritos se refere ao sistema de notificação de acidentes. Outros instrumentos recomendados foram a revisão de prontuários, a participação da equipe multiprofissional e a cooperação do paciente. Adicionalmente, ressaltou-se a integração entre múltiplos métodos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).