Análise da situação de saúde do município de Águas Lindas de Goiás:
O desafio do planejamento
Palavras-chave:
Gestão em Saúde, Planejamento em Saúde, Políticas Públicas de SaúdeResumo
Este estudo analisou a situação de saúde do município de Águas Lindas de Goiás no período de 2008 a 2013, caracterizando a população, as condições de vida e o perfil epidemiológico. Objetivou identificar os problemas de saúde e compreender se o planejamento municipal contemplava as necessidades da região. Trata-se de um estudo descritivo, que caracteriza-se por determinar a distribuição de doenças e condições relacionadas à saúde, em que foram utilizados dados disponíveis no Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde. Identificou-se que o território demanda políticas públicas de saúde mais eficientes, o que exige esforços governamentais em termos de priorização de investimento, além de parcerias intersetoriais, haja vista que há problemas ambientais complexos, como a falta de rede de esgoto e água tratada. As causas externas destacaram-se como a primeira causa de mortalidade no município seguida das doenças do aparelho circulatório e dos sintomas, sinais e achados anormais de exames clínicos e de laboratório. Concluiu-se que o planejamento municipal contemplava os problemas de saúde existentes no território, entretanto, quando se faz uma análise temporal percebe-se que os problemas persistiram ao longo dos anos demonstrando que as ações/intervenções não foram eficientes ou executadas na realidade como foram planejadas.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).