GESTÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) EM UMA REGIONAL DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL (SES-DF):
UMA VISÃO DO GESTOR RELACIONADA AO PREPARO PARA A FUNÇÃO.
Palavras-chave:
Politicas de saúde, Gestão, EducaçãoResumo
Estudo qualitativo sobre a função de gestor local de saúde. A técnica utilizada foi entrevista semi-estruturada, utilizando-se a análise de discurso para categorização do conteúdo da fala dos sujeitos. O objetivo foi investigar o nível de preparação; como se dava a formação para a função e as qualidades desejáveis de gestor de saúde auto-declaradas. A pesquisa revelou: 1) Que os gestores entrevistados não tiveram acesso a uma preparação formal que os capacitassem para a gestão; 2) O relato da dificuldade na formação para a gestão pela não existência de curso de formação ou equivalente quando da posse dos gestores; a falta de equipes para o suporte ao gestor; a falta de novos atores para a gestão na rede; 3) qualidades desejáveis para o gestor: capacidade de escuta qualificada, disponibilidade e acessibilidade aos servidores e usuários, espírito de equipe e liderança, crença no trabalho que desenvolve, conhecimento prévio do serviço e atualização permanente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).