Teia de aranha:
uma visão criativa em saúde bucal
Resumo
Este trabalho tem por objetivo relatar uma experiência de promoção da saúde bucal numa comunidade. É uma atividade constituinte do Projeto de Extensão “Teia de Aranha”, desenvolvido no Instituto Federal do Piauí, envolvendo as áreas de Enfermagem, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Nutrição no período de Janeiro a Junho/2014 na Comunidade Passagem Nova, zona rural de São João do Piauí. Optou-se por utilizar a metodologia da roda de conversa por facilitar a troca de experiências entre os atores envolvidos. Realizou-se uma roda com as crianças, adolescentes e seus responsáveis abordando hábitos saudáveis em saúde bucal, buscando sempre valorizar o conhecimento que eles já possuíam sobre a temática. Posteriormente, as crianças e adolescente participaram do procedimento de evidenciação de placa e escovação supervisionada. Ao final, construiu-se um porta escova e um porta fio dental com material alternativo e reciclável. Conhecer os fundamentos de uma boa higiene bucal pode fazer grande diferença na saúde bucal dos sujeitos, além de torná-los multiplicadores das ações de promoção de saúde a nível individual e coletivo.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).