Educação em saúde em feira livre como estratégia de prevenção da hipertensão arterial:
relato de experiência
Palavras-chave:
Educação em saúde, Hipertensão, Promoção da saúdeResumo
Objetivou-se relatar a experiência de atividades de educação em saúde, desenvolvidas em feira livre da cidade de São João do Piauí, em abril de 2014, como estratégia de sensibilização e prevenção da Hipertensão Arterial. A priori, um levantamento bibliográfico foi realizado a fim de determinar a estratégia e o conteúdo do material educativo a ser distribuído. Posteriormente, um gibi elaborado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia teve seu conteúdo adaptado ao projeto. A abordagem aos feirantes e transeuntes ocorreu, individualmente, de forma acolhedora, sendo refletido positivamente pela forma de observar e dialogar, demonstrando interesse em praticar aquilo que estava sendo orientado e socializando suas crenças e práticas relacionadas à hipertensão. A experiência se mostrou bastante significativa, fortalecendo a construção de um novo olhar acerca de estratégias de atuação em saúde. Nesse contexto, a explanação acerca desta temática é fundamental, especificamente com relação à s diferentes maneiras de sensibilizar e promover o autocuidado.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).