Produção científica no Brasil a respeito da brinquedoteca/brinquedoterapia em períodicos publicados no período de 1996 a 2012

Autores

  • Reinaldo Pereira Bacharel em Enfermagem pela Universidade do Estado de Mato Groos -UNEMAT campus de Cáceres/MT, Especialista em Terapia Intensiva Neonatal pela Universidade Católica de Goiás
  • Solange da Silva Lima Bacharel em Enfermagem pela Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT campus de Cáceres, Especialista em Urgência e Emergência pela Gama Filho/RJ, Especialista em Gestão em Saúde pela Universidade Aberta do Brasil (UAB)/UNEMAT.
  • Alessandra Cunha Lustosa Macedo Universidade Católica de Goiás, enfermeira
  • Daisy Milene Bezerra Aguiar Ferreira Universidade Católica de Goías, enfermeira
  • Marislei de Sousa Espíndula Centro de Estudos de Enfermagem e Nutrição/PUC GOIÁS, CEEN/PUC-GO, Brasil; Faculdade Unida de Campinas, UNICAMPS, Brasil.
  • Alessandra Lima Delunque Acadêmica de Enfermagem pela Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT

Palavras-chave:

Enfermagem, Jogos e brinquedos, Lúdico

Resumo

Esta pesquisa caracterizou-se por ser uma pesquisa de revisão bibliográfica, de abordagem qualitativa e retrospectiva, com o objetivo de levantar as produções científicas a respeito da brinquedoteca/brinquedoterapia em periódicos publicados no período de 1996 a 2006. O levantamento de dados bibliográficos se deu pela base de dados LILACS com a seleção de 09 artigos, os quais atenderam aos critérios de inclusão previamente estabelecidos. Dentre os artigos encontrados, constatou-se que cinco tratavam da temática brinquedoterapia em ambiente hospitalar. O maior número de publicações ocorreu no ano de 2005 (34%). São Paulo foi o estado de origem da maioria dos estudos (56%). Conclui-se que o brincar é considerado uma das atividades essenciais para o desenvolvimento físico, emocional e social da criança e a brinquedoteca surge como uma ferramenta muito importante para o profissional que assiste a criança hospitalizada com o intuito de minimizar os danos provocados pela hospitalização na criança.

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Biografia do Autor

Reinaldo Pereira, Bacharel em Enfermagem pela Universidade do Estado de Mato Groos -UNEMAT campus de Cáceres/MT, Especialista em Terapia Intensiva Neonatal pela Universidade Católica de Goiás

Trabalhou como docente na Universidade do Estado de Mato Grosso, especialista em enfermagem em Pediatria e Neonatologia do Centro de Estudos de Enfermagem e Nutrição da Universidade Católica de Goiás

Solange da Silva Lima, Bacharel em Enfermagem pela Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT campus de Cáceres, Especialista em Urgência e Emergência pela Gama Filho/RJ, Especialista em Gestão em Saúde pela Universidade Aberta do Brasil (UAB)/UNEMAT.

Docente auxiliar do departamento de enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT, ministro aulas na disciplina de processo de cuidar: semiologia e semiotecnica ni curso de enfermagem. Tenho experiencia na área de urgencia e emergencia clínicas, gestão em saude e educação ambiental

Alessandra Cunha Lustosa Macedo, Universidade Católica de Goiás, enfermeira

Enfermeira do Hospital Materno Infantil Tia Dedé, Especialista em Pediatria e Neonatologia do Centro de Estudos de Enfermagem em Nutrição da Universidade Católica de Goiás.

Daisy Milene Bezerra Aguiar Ferreira, Universidade Católica de Goías, enfermeira

Enfermeira do Hospital Materno Infantil Tia Dedé, Especialista em Pediatria e Neonatologia do Centro de Estudos de Enfermagem em Nutrição da Universidade Católica de Goiás.

Marislei de Sousa Espíndula, Centro de Estudos de Enfermagem e Nutrição/PUC GOIÁS, CEEN/PUC-GO, Brasil; Faculdade Unida de Campinas, UNICAMPS, Brasil.

Doutorado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (2011), Doutorado em Ciências da Religião pela Faculdade de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2010), Mestrado em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (2004); Coordenadora e Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Unida de Campinas - UNICAMPS; Docente de Metodologia Científica da Pós-graduação do Centro de Estudos de Enfermagem e Nutrição/Pontifícia Universidade Católica de Goiás desde 2003; Coordenadora/apoio técnico de projetos do Ministério da Educação / FNDE na Secretaria Municipal de Educação ; é pesquisadora na área de Ciências da Saúde, Saúde Coletiva e Teoria do ser humano unitário de Martha Rogers. Membro da Academia Goianiense de Letras, cadeira No.3.

Alessandra Lima Delunque, Acadêmica de Enfermagem pela Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT

Acadêmica de Enfermagem pela Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT

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Publicado

14-08-2017

Como Citar

1.
Pereira R, Lima S da S, Macedo ACL, Ferreira DMBA, Espíndula M de S, Delunque AL. Produção científica no Brasil a respeito da brinquedoteca/brinquedoterapia em períodicos publicados no período de 1996 a 2012. Rev. G&S [Internet]. 14º de agosto de 2017 [citado 19º de dezembro de 2024];4(2):2339-52. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/269

Edição

Seção

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