ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM UTILIZADAS POR ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM: ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS

Autores

  • Eva Fernanda Pereira Muniz Centro Universitário de Brasília (UniCEUB).
  • Mariana Maia Peixoto Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
  • Henry Maia Peixoto Universidade de Brasília (UnB)/ Centro Universitário de Brasília (UniCEUB).

Palavras-chave:

Educação

Resumo

Introdução: Neste estudo foram analisadas as respostas de acadêmicos do Curso de Enfermagem de uma universidade brasileira a um questionário com perguntas sobre como eles desenvolveram os processos de aprendizagem durante a realização de Estágios Curriculares Supervisionados. Objetivo: Investigar a utilização de estratégias de aprendizagem utilizadas por graduandos de Enfermagem. Metodologia: Foi utilizada uma metodologia exploratória, que analisou dados quantitativos coletados por um instrumento estruturado. Resultado: Observamos que entre as estratégias mais usadas destacam-se: “Frequentei regularmente o campo de estágio”; “Realizei atividades/procedimentos propostos durante o estágio”; “Fiz anotações sobre conteúdos aprendidos no estágio”; e “Esforcei-me mais quando percebi que estava perdendo a concentração”. Conclusão: Conclui-se que no Estágio Curricular Supervisionado a principal estratégia para o aprendizado é a frequência regular, somada à realização das atividades/procedimentos, com anotação do conteúdo e dos detalhes práticos relacionados às atividades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eva Fernanda Pereira Muniz, Centro Universitário de Brasília (UniCEUB).

Enfermeira. Graduanda em Enfermagem. Centro Universitário de Brasília (UniCEUB).

Mariana Maia Peixoto, Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Estudante. Graduanda em Licenciatura em Ciência da Computação. Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Henry Maia Peixoto, Universidade de Brasília (UnB)/ Centro Universitário de Brasília (UniCEUB).

Enfermeiro. Doutorando. Universidade de Brasília (UnB)/ Professor do Centro Universitário de Brasília  (UniCEUB).

Downloads

Como Citar

1.
Muniz EFP, Peixoto MM, Peixoto HM. ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM UTILIZADAS POR ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM: ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS. Rev. G&S [Internet]. 2º de fevereiro de 2015 [citado 21º de dezembro de 2024];6(1):pag. 168-183. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2543

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa