Qualidade de vida de enfermeiros da atenção primária em saúde
Resumo
Este estudo investigou a qualidade de vida de enfermeiros da atenção primária à saúde de Brasília, Distrito Federal, Brasil. Trata-se de um estudo transversal analítico, realizado entre julho e setembro de 2011, com 41 enfermeiros, por meio de dois questionários, um para variáveis profissionais, socioeconômicas e demográficas, e outro para mensurar a qualidade de vida, o WHOQOL-BREF. Os resultados demonstram que as médias apresentadas em todos os domínios (físico, psicológico, relações sociais e meio ambiente) sugerem uma boa qualidade de vida. Os profissionais satisfeitos com trabalho apresentaram médias superiores aos insatisfeitos em todos os domínios relacionados à qualidade de vida. Dessa forma, a qualidade de vida dos enfermeiros avaliados foi considerada satisfatória e influenciada pela satisfação com o trabalho.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).