ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM UTILIZADAS POR ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM:

ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS

Autores

  • Eva Fernanda Pereira Muniz Hospital Santa Lúcia - DF
  • Mariana Maia Peixoto Universidade Federal de Pernambuco””UFPE, Recife/PE
  • Henry Maia Peixoto Centro Universitário de Brasília (UniCeuB)- Brasília/DF

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Aprendizagem, Capacitação de Recursos Humanos em Saúde

Resumo

Introdução: Neste estudo foram analisadas as respostas de acadêmicos, do Curso de Enfermagem de uma universidade brasileira, a um questionário com perguntas sobre como eles desenvolveram os processos de aprendizagem durante a realização de Estágios Curriculares Supervisionados. Objetivo: Investigar a utilização de estratégias de aprendizagem utilizadas por graduandos de Enfermagem. Metodologia: Foi utilizada uma metodologia descritiva, que analisou dados quantitativos coletados por um instrumento estruturado. Resultado: Foi observado que entre as estratégias mais usadas destacam-se: “Frequentei regularmente o campo de estágio”, com média 9,16 + 1,11; “Realizei atividades/procedimentos propostos durante o estágio”, com média 9,11 + 1,08; “Fiz anotações sobre conteúdos aprendidos no estágio”, com média 8,84 + 1,26; e “Esforcei-me mais quando percebi que estava perdendo a concentração”, com média 8,75 + 1,04.Conclusão: Frequência regular, somada à realização das atividades/procedimentos, com anotação do conteúdo e dos detalhes práticos relacionados às atividades, foram as principais estratégias utilizadas no Estágio Curricular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-10-2014

Como Citar

1.
Pereira Muniz EF, Peixoto MM, Peixoto HM. ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM UTILIZADAS POR ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM:: ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS. Rev. G&S [Internet]. 31º de outubro de 2014 [citado 21º de dezembro de 2024];5(4):pag. 2518-2531. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/1025

Edição

Seção

Artigos Originais