Emissões otoacústicas evocadas por produto de distorção em trabalhadores normo-ouvintes expostos ao ruído ocupacional

Autores

  • Marlene Escher Boger UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
  • André Luiz Lopes Sampaio Otorrinolaringologista, Doutor em Ciências da Saúde - UNB. Professor da Universidade de Brasília.
  • Carlos Augusto Costa Pires de Oliveira Otorrinolaringologista, Doutor em Medicina e Pós-doutor pela Harvard University, Professor da Universidade de Brasília ”“ UNB.

Palavras-chave:

Saúde, Audiologia Ocupacional

Resumo

Introdução: O teste das Emissões Otoacústicas tem tido destaque pela possibilidade de detectar precocemente alterações cocleares advindas da exposição ao ruído, não identificadas pela audiometria tonal. Objetivo: Avaliar as emissões otoacústicas evocadas por produto de distorção em trabalhadores normo-ouvintes expostos ao ruído ocupacional. Método: Trata-se de um estudo transversal, realizado em indústrias metalúrgicas do Distrito Federal, nas quais avaliou-se, por meio das Emissões Otoacústicas por Produto de Distorção trabalhadores de ambos os sexos, com idades entre 18 e 35 anos, limiares de audibilidade igual ou inferior a 25 dBNA, sem alterações auditivas. Resultados: Foram encontradas alterações significantes nas emissões otoacústicas em ambas as orelhas. Na amplitude e na relação sinal/ruído observou-se que quanto mais alta é a frequência menores são as médias encontradas nas emissões otoacústicas. A frequência com piores registros é a de 6 KHz. Conclusão: As emissões otoacústicas evocadas por produto de distorção em trabalhadores normo-ouvintes revelam alterações cocleares capazes de detectar precocemente o surgimento da lesão nas células ciliadas externas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlene Escher Boger, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Fonoaudióloga do Hospital Militar de Área de Brasília, Especialista em Audiologia Clínica e Ocupacional, Mestre em Ciências da Saúde, Doutora em Ciências da Saúde (UNB).

Downloads

Publicado

09-08-2017

Como Citar

1.
Boger ME, Sampaio ALL, Oliveira CACP de. Emissões otoacústicas evocadas por produto de distorção em trabalhadores normo-ouvintes expostos ao ruído ocupacional. Rev. G&S [Internet]. 9º de agosto de 2017 [citado 28º de março de 2024];4(2):2065-77. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/242

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)