ACESSO À REDE DE ATENÇÃO A GESTAÇÃO, PARTO E NASCIMENTO NA PERSPECTIVA DAS USUÁRIAS
Palavras-chave:
Saúde da mulher, Política de saúdeResumo
Analisam-se as facilidades e as barreiras de acesso das mulheres usuárias do SUS-DF aos serviços de pré-natal e de parto na Rede de Atenção Materna e Infantil em uma Região de Saúde. Objetivos: Mapear o fluxo assistencial das mulheres nos serviços de pré-natal e parto da Região Sudoeste de Saúde; analisar as potencialidades e as limitações de acesso das gestantes egressas das duas maternidades locais. Método: Pesquisa descritiva e exploratória de abordagem qualitativa. Entrevista com 30 mulheres na fase puerperal. Análise estatística descritiva, análise de conteúdo e aplicação do fluxograma analisador. Resultados: As mulheres realizaram seis ou mais consultas de pré-natal e os exames de rastreamento de risco. Poucas são orientadas sobre o local onde vão parir e o início do trabalho de parto. O deslocamento até a maternidade é precário e ocorre peregrinação antes do parto. Há desarticulação entre os pontos de atenção, deficiências na qualidade da atenção ao parto e práticas profissionais sem consonância com as recomendações internacionais. Conclusão: O acesso das mulheres é facilitado para os serviços de pré-natal, mas elas enfrentam dificuldades no recebimento de exames, na vinculação aos serviços e na atenção recebida no momento do parto.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).