DESAFIOS NA PRODUÇÃO DO CUIDADO EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS

Autores

  • Kallen Dettman Wandekoken Universidade Federal do Espírito Santo
  • Maristela Dalbello Araújo Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória
  • Luiz Henrique Borges Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória

DOI:

https://doi.org/10.26512/gs.v0i0.23318

Palavras-chave:

Centros de Atenção Psicossocial. Trabalho. Atenção Integral à Saúde.

Resumo

Este artigo analisa os desafios de produção do cuidado em um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPSad), em busca de agir consonante às políticas que orientam este serviço. Debruça-se, também, em analisar as dimensões macro e micropolíticas que permeiam esta prática e elucida estratégias do processo de trabalho que são vivenciadas pelos trabalhadores. Assim, foi realizada pesquisa qualitativa com todos os 28 trabalhadores do serviço, a partir de oitenta horas de observação do cotidiano de trabalho, uma sessão de entrevista coletiva, com a participação de dez trabalhadores e treze entrevistas em profundidade individuais, seguidas de Análise Temática. Logo, considerando que a produção do cuidado em saúde se dá sempre em relação, constata-se que neste serviço há comprometimento de sua efetividade. Foram observados três modos de cuidar: 1. Cuidado centrado no ato prescritivo; 2. Cuidado pouco relacional; 3.  Cuidado acolhedor. Para tanto, entende-se que produzir atos de saúde a partir de um cuidado acolhedor é tarefa de todos os profissionais do CAPSad e que estes devem reconhecer, no usuário, um sujeito portador de desejos e necessidades, que possui valores e potências. Entretanto, nas condições em que o trabalho é realizado, nesse local, o cuidado parece comprometido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kallen Dettman Wandekoken, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Espírito Santo. Profª. Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo.

Maristela Dalbello Araújo, Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Profª. do Programa de Pós-graduação em Pólíticas Públicas da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Luiz Henrique Borges, Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória

Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Prof. Adjunto da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Downloads

Publicado

14-08-2019

Como Citar

1.
Wandekoken KD, Araújo MD, Borges LH. DESAFIOS NA PRODUÇÃO DO CUIDADO EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS. Rev. G&S [Internet]. 14º de agosto de 2019 [citado 28º de março de 2024];:37-53. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/23318

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa