AUDITORIA EM SERVIÇOS AMBULATORIAIS DE FISIOTERAPIA DO SUS: PROPOSTA DE INSTRUMENTO

Autores

  • Ítalo Ricardo Santos Aleluia Universidade Federal do Oeste da Bahia
  • Juliana Bahia Faculdade de Tecnologia e Ciências
  • Jaílson de Souza S. Júnior Faculdade de Tecnologia e Ciências
  • Fabiane Costa Santos Faculdade de Tecnologia e Ciências, Secretaria de Saúde do Estado da Bahia e Universidade Salvador.
  • Marcus Santana Faculdade de Tecnologia e Ciências
  • Rafael Sousa
  • Suzane Paixão
  • Hugo Moura dos Santos

Palavras-chave:

Protocolos; Auditoria Médica; Sistema Único de Saúde; Fisioterapia; Serviços de Saúde

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta de instrumento de auditoria para serviços ambulatoriais de fisioterapia do SUS. Trata-se de um estudo exploratório descritivo, a partir de revisão nacional de artigos, teses, dissertações e documentos técnico-normativos do Ministério da Saúde e Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, publicados entre 1986 e 2014. Validou-se o instrumento em duas etapas: um em rodada única e eletrônica, com 16 auditores do SUS e outra, em estudo piloto realizado em dois serviços públicos de fisioterapia. O instrumento é apresentado nas seguintes dimensões: adequação normativa; estrutura física; recursos materiais; gestão de pessoas; organização/funcionamento e gestão de resultados; com critérios e pontuação distribuídos que totalizam 79 pontos, podendo a aplicação do instrumento ser realizada de forma extensiva ou intensiva. Propõe-se uma classificação do grau de conformidade, que varia de incipiente a avançado, considerando o escore total e subescores do instrumento. Espera-se que a proposta do presente instrumento auxilie na sistematização das auditorias de serviços de fisioterapia do SUS, permitindo análises comparativas do grau de conformidade entre os serviços e que subsidiem recomendações, medidas preventivas, corretivas e punitivas (quando necessário), que reflitam sobre a qualidade da atenção, segurança e satisfação dos usuários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ítalo Ricardo Santos Aleluia, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Fisioterapeuta, Mestre e Doutorando em Saúde Pública (ISC/UFBA). Professor Assitente da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).

Publicado

2019-08-12

Como Citar

1.
Santos Aleluia Ítalo R, Bahia J, Júnior J de SS, Santos FC, Santana M, Sousa R, Paixão S, Santos HM dos. AUDITORIA EM SERVIÇOS AMBULATORIAIS DE FISIOTERAPIA DO SUS: PROPOSTA DE INSTRUMENTO. Rev. G&S [Internet]. 12º de agosto de 2019 [citado 1º de dezembro de 2020];9(3):365-78. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/20290

Edição

Seção

Artigos Originais

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##