Vivência dos profissionais de enfermagem frente a dor:

uma estratégia de humanização do cuidado

Autores

  • Luciana Xavier Bueno Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina
  • Silvana Alves Benedet
  • Nadia Chiodelli Salum Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Dor, Avaliação da dor, Enfermagem

Resumo

O estudo objetivou compreender a percepção e vivência do profissional de enfermagem diante da experiência da sua dor e do cliente e identificar como o cuidado de si reflete na assistência ao cliente com dor. Trata-se de uma pesquisa descritiva exploratória com abordagem qualitativa, realizada através de entrevista com 13 profissionais da equipe de enfermagem de uma unidade de internação cirúrgica e da discussão de grupo através da realização de duas oficinas de sensibilização da dor. Os resultados apontam que os profissionais referem queixas álgicas diariamente e fazem uso constante da automedicação, sendo mais comum o uso de análgésicos antiinflamatórios não- esteroidais. Entretanto o manejo da dor pelos profissionais de saúde é frequentemente inadequado por desconhecimento do assunto e fisiopatologia do fenômeno álgico. Aponta que a forma como os profissionais de enfermagem pensam e agem diante de sua dor, influencia na forma como pensam e agem diante da dor do cliente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Xavier Bueno, Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira residente da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina.do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina.

Silvana Alves Benedet

Mestre em Enfermagem, Enfermeira do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina. Preceptora da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina.

Nadia Chiodelli Salum, Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Enfermagem, Enfermeira coordenadora do Centro de Pesquisa e Enfermagem do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Mestrado Profissional em Enfermagem do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina.

Publicado

2017-07-28

Como Citar

1.
Bueno LX, Benedet SA, Salum NC. Vivência dos profissionais de enfermagem frente a dor:: uma estratégia de humanização do cuidado. Rev. G&S [Internet]. 28º de julho de 2017 [citado 8º de março de 2021];3(3):721-34. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/135

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa