Gesto
interação poética humano-máquina através da energia
Mots-clés :
arte-tecnologia, antropoceno, sustentabilidade, energia, interaçãoRésumé
A interação humano-máquina acontece em toda a história da humanidade, porém em cada época se caracteriza por especificidades, que afetam o corpo, o ambiente e o modo de vida como um todo. No contexto digital essas interações se amplificam e a tecnologia torna-se mais presente em todas as atividades, seja no ambiente e no corpo. GESTO é a terceira obra de um tríptico, produzida pelo grupo cAt (ciência/Arte/tecnologia), que reflete sobre geração de energia e a relação do corpo com a máquina, no contexto da Arte e do Antropoceno. A estrutura da obra abandona o uso de computador e de energia elétrica comercial, gerando energia através de um sistema tecnologicamente simples e transparente, no momento de interação do corpo do público com o corpo da obra.
Téléchargements
Références
ANGELINI, Leonardo et al. “Move, hold and touch: a framework for tangible gesture interactive systems.” Machines, v. 3, n. 3, p. 173-207, 2015.
CIENKI, Alan. "Cognitive Linguistics, gesture studies, and multimodal communication" Cognitive Linguistics, vol. 27, no. 4, 2016, pp. 603-618. Disponível em https://doi.org/10.1515/cog-2016-0063 Acesso em 15/12/2022
Crutzen, P.J., Stoermer, E.F. (2021). The ‘Anthropocene’ (2000). In: Benner, S., Lax,
G., Crutzen, P.J., Pöschl, U., Lelieveld, J., Brauch, H.G. (eds) Paul J. Crutzen and the Anthropocene: A New Epoch in Earth’s History. The Anthropocene: Politik— Economics—Society—Science, vol 1. Springer, Cham. Disponível em https://doi.org/10.1007/978-3-030-82202-6_2 Acesso em 12/12/2022.
HARB, Adnan. Energy Harvesting: State-of-the-art. In Renewable Energy. Volume 36, Issue 10, October 2011, Pages 2641-2654 Disponível em https://doi.org/10.1016/j.renene.2010.06.014. Acesso em 15/12/2022.
FITZMAURICE, George W. et al. Graspable user interfaces. University of Toronto, 1997.
FLUSSER, Villém. Filosofia da Caixa Preta. Ensaios Para Uma Futura Filosofia da Fotografia. Annablume, 2011.
FOGLIANO, F., Malva, D. M. Furquim, M. (2019). “Arte: estabilidade e ruptura, do modernismo ao zeitgeist da contemporaneidade”. ARS (São Paulo), 17(35), 59 - 77. Disponível em https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2019.152554 Acesso em 10/12/2022
GIBSON, James J. The ecological approach to visual perception: classic edition. Psychology press, 2014.
HARAWAY, Donna. “Anthropocene, Capitalocene, Plantationocene, Chthulucene: Making Kin”. Environmental Humanities, vol. 6, 2015, pp. 159-165. ISSN: 2201-1919
HARVEY, David. Seventeen contradictions and the end of capitalism. Oxford University Press, USA, 2014.
JOURAVLEV, Olessia et al. Speech-accompanying gestures are not processed by the language-processing mechanisms. Neuropsychologia, v. 132, p. 107132, 2019.
LEDUC, Katherine. Art as affordance. The University of Western Ontario Journal of Anthropology, v. 21, n. 1, 2013.
MATHIAS, Fernando. Conhecimentos tradicionais: Novos rumos e alternativas de proteção. In Povos indígenas no Brasil, 2001/2005. RiCARDO, Beto; RICARDO, Fany (ed). Instituto Sociobiental, 2006.
Museu de Arte Xumucuís. Xumucuís de Valdir Sarubbi. Disponível em https://xumucuis.wordpress.com/missao/acervo-01-primeiras-aquisicoes/ Acesso em 15/12/2022
PONS, Daniel. Aux sources de la présence. Paris: Michel Albin, 1991.
ROOTHAAN, Angela. Indigenous, modern and postcolonial relations to Nature: Negotiating the environment. Routledge, 2019.
SALLES, Cecília. Redes da criação: a construção da obra de arte. Horizonte; 2o edição, 2018.
SANTOS, LG dos. Saber tradicional x Saber científico. Povos Indígenas no Brasil, v. 2005, 2001.
SOGABE, Milton Terumitsu; FOGLIANO, Fernando Luiz; BRAZ, Soraya; GAZANA, Cleber; MALVA, Daniel; MARQUES, Rodrigo Dorta; NUNES,Fabio Oliveira; PERES, Carolina; STEINBERG, Mirian. Arte Interativa e a Produção de Energia a Partir do Público, In: Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 26o, 2017, Campinas. Anais do 26o Encontro da Anpap. Campinas: Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2017.p.899-914.
SOGABE, Milton. Arte pós-digital. In: Proceedings of International Meeting of Art and Technology. 2016. Disponível em https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/779/o/milton_sogabe.pdf Acesso em 10/12/2022
SOGABE, MILTON; FOGLIANO, F.; HILDEBRAND, Hermes Renato; NUNES, Fabio Oliveira; RUBINI, Ive; BRAZ, Soraya; MARQUES, Rodrigo D.; STEINBERG, Mirian; CARVALHO, Roberta; CRISPIM, Danilo; MALVA, Daniel; NETTO, Caio; GAZANA, Cleber; MILANO, Bárbara. Water, sustainability and poetics in the works of the cAt group In: Artech 2021: Hybrid praxis - art, sustainability & technology, 2021, Aveiro.
Proceedings of the 10th International Conference on Digital and Interactive Arts. New York: ICPS - ACM, 2021. v.1. p.448 - 453.
TOMASELLO, Michael. Origins of human communication. MIT press, 2010.
VAN DEN HOVEN, Elise; MAZALEK, Ali. Grasping gestures: Gesturing with physical artifacts. AI EDAM, v. 25, n. 3, p. 255-271, 2011.