BAILE DE ROBÔS

uma experiência interdisciplinar envolvendo pesquisa e extensão

Auteurs-es

Mots-clés :

Pesquisa, extensão, interdisciplinar, arte e tecnologia, robôs

Résumé

O artigo apresenta o grupo 10 Dimensões e suas parcerias com o Media Lab/UFG existentes desde 2015, com a articulação de projetos em comum. Ressalta a prática do grupo em conceber pesquisas em Arte e tecnologia em convergência com projetos de extensão concebendo que a obra de arte, especialmente nessa área do conhecimento, envolve a apresentação da obra e que esta envolve interação com o publico. Desta maneira, a extensão torna-se uma dimensão dialógica em relação à pesquisa, assim como no que se refere ao retorno desse mesmo público em práticas interativas, proporcionando o refinamento das interações e dinâmicas artísticas envolvidas. Apontamos, ainda, que a Etnometodologia em âmbito interdisciplinar envolve a concepção metodológica geral do grupo que tem participantes oriundos da área de Artes Visuais, Design, Música, Produção cultural e Tecnologia. Também é apresentado relato sobre a obra Baile dos Robôs, apresentada na exposição EmMeio#14 e no #21.ART, também com a palavra de parte dos bolsistas envolvidos. Por fim, questões estéticas relacionadas à obra são levantadas, entre elas a estética da comunicação, compartilhamento e conectividade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Laurita Ricardo de Salles, Universidade Federal de Goiânia - UFG; Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

É artista pesquisadora com experiência interdisciplinar com atuação na área de Arte e tecnologia. Pesquisadora no Media Lab/UFG e professora permanente no PPGPC/Performances culturais na UFG/Universidade Federal de Goiás e pesquisadora e na área de extensão pelo Projeto 10 Dimensões na UFRN/Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Foi docente DE e Associada III no Departamento de Artes da UFRN- Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pós-Doutora e pesquisadora no Media Lab/UFG. Coordenadora do Projeto 10 Dimensões/UFRN de 2012 até março de 2022 e atualmente coordenadora adjunta. Tem apresentado obras em Arte e tecnologia em eventos e exposições acadêmicas no Brasil e no exterior. Faz parte do grupo Holos com atuação no âmbito Ibero-
americano.

Références

BENVENISTE, É. Problemas de linguística geral II. Tradução Eduardo Guimarães et al. Campinas: Pontes, 1989.

____________. Problemas de linguística geral I. Tradução Maria da Glória Novak e Maria Luiza Neri. Campinas: Pontes, 1988.

BRITES, Blanca, TESSLER, Elida (organizadoras). O meio como ponto zero. Metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre: Editora da Universidade UFRGS, 2002.

BURLAMAQUI, Aquiles. ECO-BOT:Um kit de robótica educacional de baixíssimo custo. WRE 2013.

CATTANI, Icleia Borsa. Arte Contemporânea: O lugar da pesquisa. In: BRITES, Blanca;

TESSLER, Elida (Org.). O Meio Ponto Zero: Metodologia da Pesquisa em Artes Plásticas. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2002.

_________________. Mestiçagens na arte contemporânea. Porto Alegre: UFRGS, 2007

COULON, Alan. Etnometodologia. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis, Vozes, 1995.

DEWEY, J. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010

FOREST, Fred. Manifeste pour une esthétique de la comunnication. In: Web Net Museum, 1983. Disponível em: http://www.webnetmuseum.org/html/fr/expo-retr-fredforest/textes_critiques/textes_divers/3manifeste_esth_com_fr.htm#text Acesso em 1o. Dez. de 2022

JAKOBSON, R. Huit questions de Poétique, Paris: Seuil, 1977. Disponível em: https://monoskop.org/images/9/9d/Jakobson_Roman_Huit_questions_de_poetique.pdf Acesso em 3 . Nov. de 2022

ROCHA, C. Interfaces computacionais. Florianópolis: Anais do 17° Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2008 (p.1651-1662).Disponível em: http://www.anpap.org.br/anais/2010/pdf/cpa/cleomar_de_sousa_rocha.pdf Acesso em 15.

Nov. de 2022

__________.Pontes, janelas e peles: Cultura, poéticas e perspectivas das interfaces computacionais. Goiânia, Media Lab/UFG, 2014

_______________. Estética da conectividade: apontamentos, In: Anais do #16.ART Brasil/16o Encontro Internacional de Arte e Tecnologia, 2017. Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais. Disponível em: https://art.medialab.ufg.br/up/779/o/5_-_Estetica_da_conectividade_-_Cleomar_Rocha.pdf Acesso em 10. Nov. de 2022

SIMONDON, G. Du mode d’existence des objects techniques. Paris: Editions Aubier, 1989.Disponível em:

https://monoskop.org/images/2/20/Simondon_Gilbert_Du_mode_d_existence_des_objets_techniques_1989.pdf Acesso em 15. Nov. de 2022

VALÉRY, Paul. Variedades. (Antologia,João Alexandre Barbosa(org). São Paulo: Iluminuras, 2007

Téléchargements

Publié-e

2023-05-22

Comment citer

Ricardo de Salles, L. (2023). BAILE DE ROBÔS: uma experiência interdisciplinar envolvendo pesquisa e extensão. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 21(2), 333–347. Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/revistavis/article/view/48474

Numéro

Rubrique

Dossiê - #21.Art