BAILE DE ROBÔS
uma experiência interdisciplinar envolvendo pesquisa e extensão
Mots-clés :
Pesquisa, extensão, interdisciplinar, arte e tecnologia, robôsRésumé
O artigo apresenta o grupo 10 Dimensões e suas parcerias com o Media Lab/UFG existentes desde 2015, com a articulação de projetos em comum. Ressalta a prática do grupo em conceber pesquisas em Arte e tecnologia em convergência com projetos de extensão concebendo que a obra de arte, especialmente nessa área do conhecimento, envolve a apresentação da obra e que esta envolve interação com o publico. Desta maneira, a extensão torna-se uma dimensão dialógica em relação à pesquisa, assim como no que se refere ao retorno desse mesmo público em práticas interativas, proporcionando o refinamento das interações e dinâmicas artísticas envolvidas. Apontamos, ainda, que a Etnometodologia em âmbito interdisciplinar envolve a concepção metodológica geral do grupo que tem participantes oriundos da área de Artes Visuais, Design, Música, Produção cultural e Tecnologia. Também é apresentado relato sobre a obra Baile dos Robôs, apresentada na exposição EmMeio#14 e no #21.ART, também com a palavra de parte dos bolsistas envolvidos. Por fim, questões estéticas relacionadas à obra são levantadas, entre elas a estética da comunicação, compartilhamento e conectividade.
Téléchargements
Références
BENVENISTE, É. Problemas de linguística geral II. Tradução Eduardo Guimarães et al. Campinas: Pontes, 1989.
____________. Problemas de linguística geral I. Tradução Maria da Glória Novak e Maria Luiza Neri. Campinas: Pontes, 1988.
BRITES, Blanca, TESSLER, Elida (organizadoras). O meio como ponto zero. Metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre: Editora da Universidade UFRGS, 2002.
BURLAMAQUI, Aquiles. ECO-BOT:Um kit de robótica educacional de baixíssimo custo. WRE 2013.
CATTANI, Icleia Borsa. Arte Contemporânea: O lugar da pesquisa. In: BRITES, Blanca;
TESSLER, Elida (Org.). O Meio Ponto Zero: Metodologia da Pesquisa em Artes Plásticas. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2002.
_________________. Mestiçagens na arte contemporânea. Porto Alegre: UFRGS, 2007
COULON, Alan. Etnometodologia. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis, Vozes, 1995.
DEWEY, J. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010
FOREST, Fred. Manifeste pour une esthétique de la comunnication. In: Web Net Museum, 1983. Disponível em: http://www.webnetmuseum.org/html/fr/expo-retr-fredforest/textes_critiques/textes_divers/3manifeste_esth_com_fr.htm#text Acesso em 1o. Dez. de 2022
JAKOBSON, R. Huit questions de Poétique, Paris: Seuil, 1977. Disponível em: https://monoskop.org/images/9/9d/Jakobson_Roman_Huit_questions_de_poetique.pdf Acesso em 3 . Nov. de 2022
ROCHA, C. Interfaces computacionais. Florianópolis: Anais do 17° Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2008 (p.1651-1662).Disponível em: http://www.anpap.org.br/anais/2010/pdf/cpa/cleomar_de_sousa_rocha.pdf Acesso em 15.
Nov. de 2022
__________.Pontes, janelas e peles: Cultura, poéticas e perspectivas das interfaces computacionais. Goiânia, Media Lab/UFG, 2014
_______________. Estética da conectividade: apontamentos, In: Anais do #16.ART Brasil/16o Encontro Internacional de Arte e Tecnologia, 2017. Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais. Disponível em: https://art.medialab.ufg.br/up/779/o/5_-_Estetica_da_conectividade_-_Cleomar_Rocha.pdf Acesso em 10. Nov. de 2022
SIMONDON, G. Du mode d’existence des objects techniques. Paris: Editions Aubier, 1989.Disponível em:
https://monoskop.org/images/2/20/Simondon_Gilbert_Du_mode_d_existence_des_objets_techniques_1989.pdf Acesso em 15. Nov. de 2022
VALÉRY, Paul. Variedades. (Antologia,João Alexandre Barbosa(org). São Paulo: Iluminuras, 2007