AIR – LABINTER:

realidade virtual e propostas em rede de arte e tecnologia

Auteurs-es

Mots-clés :

arte e tecnologia, arte em rede, ambientes imersivos, interatividade, colaboração

Résumé

A proposta AIR expõe ações artísticas que ocorrem em um ambiente imersivo e interativo em rede,
construído na plataforma de realidade virtual Sansar. Ao mesmo tempo, refere-se ao ar comum que
permeiam a todos os seres e ambientes. AIR interliga mundos próprios e específicos em rede,
integrados a partir de um grafo que funciona como um mapa. Dentre os trabalhos do AIR, destacamos
as exposições Arte e Cosmologias, Análogos + Digitais e EFEMERA. Ao apresentarmos propostas
individuais e coletivas em videoarte, arte e comunidade, audioperformance, paisagem sonora e
instalação imersiva em VR, pretendemos construir um diálogo comum entre práticas distintas, que se
destacam pelo caráter transdisciplinar e colaborativo entre pesquisas do LabInter e de distintos
laboratórios de arte e tecnologia. De tal modo, desenvolvemos propostas poéticas de arte e tecnologia
que envolvem processos generativos, exercita a criação e experimentação audiovisual que se
desdobram em diversos formatos expositivos. Portanto, AIR é composto das hibridações entre
sujeitos, mídias e ambientes, através de fluxos comunicativos e interações em redes, determinando o
surgimento de uma espacialidade informativa, associada à materialidade dos lugares.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Andreia Machado Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria/Brazil e University of Witwatersrand/África do Sul

Pós-Doutora, artista pesquisadora e docente nas áreas de arte, ciência e tecnologia sobre
sistemas interativos, inteligência artificial, imagem técnica e processos de colaboração.
Pesquisadora do CNPq - PQ2 e Research Associate na University of Witwatersrand/África do
Sul. Pós-doutorado na City University of Hong Kong e Doutorado pela UFRGS e Université de
Montreal. Professora do Departamento de Artes Visuais e do Programa de Pós-Graduação em
Artes Visuais, Coordenadora do LabInter/Universidade Federal de Santa Maria e Vice-diretora
do Centro de Artes e Letras/UFSM.

Kalinka Lorenci Mallmann, Universidade Federal de Santa Maria (PPGART-UFSM)

Artista multimídia e artista comunitária, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Artes
Visuais da Universidade Federal de Santa Maria (PPGART/UFSM) e mestre em Artes Visuais
(PPGART/ UFSM/2018), ambos na linha de arte e tecnologia. Bacharel em Artes Visuais
(UFSM/2010). Atualmente é membro do Laboratório Interdisciplinar Interativo do Programa
de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Santa Maria
(LABINTER/PPGART/ UFSM). É autora do projeto de extensão intitulado “Ativação da cultura
indígena por meio de práticas colaborativas em arte, ciência e tecnologia”.

Camila dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria (PPGART-UFSM)

Camila dos Santos, nome artístico Camila Vermelho, é doutoranda e mestra pelo Programa de
Pós-Graduação em Artes Visuais na Universidade Federal de Santa Maria (PPGART-UFSM,
Santa Maria, RS), linha de pesquisa Arte e Tecnologia. Integra o Grupo de Pesquisa e Criação
em Interatividade, Arte e Tecnologia (gpc-InterArtec CNPq) e é pesquisadora do Laboratório
Interdisciplinar Interativo (LabInter), UFSM. É roteirista formada pela Escola de Cinema Darcy
Ribeiro (IBAV-ECDR), Rio de Janeiro, RJ. Possui graduação de Bacharelado em Artes Cênicas -
Habilitação Direção Teatral - e de História - Licenciatura e Bacharelado - pela UFSM. Pesquisa Arte Sonora e suas transduções poéticas entre o FM, o streaming e as instalações, entre o pós-humano e o fígital, com 8 anos de vivências no rádio. Hoje, produz e apresenta o programa radiofônico Ultra Sonoro, na rádio UniFM 107.9, de onde desdobra suas poéticas.

Matheus Moreno dos Santos Camargo, Universidade Federal de Santa Maria (PPGART-UFSM)

Doutorando e Mestre em Artes Visuais -PPGART/Universidade Federal de Santa Maria,
Arquiteto Urbanista (UFN) e Artista Visual (UFSM). Co-curador das mostras AIR: Arte e
Ambientes Imersivos e Interativos em Rede e EFEMERA Imagem - Exibição AudioVisual
FulDome. Desenvolve pesquisas poéticas em RV e RA, experiências audiovisuais generativas
voltadas ao MetaEcosSistema Arte/Tecnologia, através de transmediações cíbridas entre público, ambientes, imagens, arquiteturas e redes colaborativas.

Fabiane Urquhart Duarte, Universidade Federal de Santa Maria (PPGART-UFSM)

Fronteiriça, doble-chapa de Santana do Livramento e Rivera, doutoranda no Programa de Pós
Graduação em Artes Visuais da UFSM. É cineasta formada no Curso de Cinema da
Universidade Federal de Santa Catarina e realizadora experimental com obras apresentadas
em diferentes festivais como, "De nombre humano", curta-metragem produzido com imagens
de arquivo e exibido no ULTRAcinema 20 – Cine Experimental, festival de grande relevância
na área, no México. Uma de suas últimas obras “Sobre o Tempo I” é convidada do Projeto
Binacional Colombia-Brasil: “Écfrasis” que busca a aproximação do cinema experimental e da poesia. Foi artista convidada junto ao Laboratório Cine FAC em Montevideo, onde obteve
conhecimento e contato sobre filmes de arquivo e outros suportes analógicos. Faz parte do
LABINTER UFSM, onde tem pesquisado o ANALOGO + DIGITAL, junto a professora Dra Andreia
Oliveira. Em suas obras se faz presente o uso do analógico e dos componentes biológicos e do
tempo marcados sobre a película, tais quais fungos e ranhuras, possibilitando um estudo
sobre a Poética do Tempo e a Memória. Produz video-instalações e estuda a projeção de
imagens em corpo-tela e diferentes suportes e texturas. Faz parte do coletivo Cine de Frontera
que tem desenvolvido ações cinematográficas e de desenvolvimento do cinema fronteiriço na
Fronteira Brasil-Uruguay, Santana do Livramento - Rivera.

Références

MOTT, Luiz; OLIVEIRA, José Marcelo Domingos. Assassinatos de LGBT no Brasil: Relatório

Salvador: Grupo Gay da Bahia. Disponível em: https://grupogaydabahia.files.wordpress.com/2020/04/relatc3b3rio-ggb-mortes-violentas-de-lgbt-2019-1.doc. Acesso em: 20 jun. 2022.

OLIVEIRA, José Marcelo Domingos; MOTT, Luiz (Orgs). Relatório de Mortes violentas de LGBT+ no Brasil – 2019: Relatório do Grupo Gay da Bahia – 1. ed. – Salvador: Editora Grupo Gay da Bahia, 2020. Disponível em: https://observatoriomortesviolentaslgbtibrasil.org/2019 Acesso em 15 nov. 2022.

ROLNIK, Suely. Esferas da insurreição: notas para uma vida não cafetinada. São Paulo: N - edições, 2018. E-book. Disponível em https://www.amazon.com.br/Esferas-insurrei%C3%A7%C3%A3o-Notas-para-cafetinada-ebook/dp/B07XFSDGW8/ref=tmm_kin_swatch_0?_encoding=UTF8&qid=&sr= . acesso em 16 nov. 2021.

SEDGWICK, Eve Kosofsky. A epistemologia do armário. Cad. Pagu [online]. 2007, n.28, pp.19-54. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-83332007000100003. Acesso em 15 nov. 2021.

VASSALO, Brigitte. O desafio poliamoroso. Por uma nova política dos afetos. São Paulo: Ed. Elefante, 2022.

Téléchargements

Publié-e

2023-05-22

Comment citer

Machado Oliveira, A., Lorenci Mallmann, K., dos Santos, C., Moreno dos Santos Camargo, M., & Urquhart Duarte, F. (2023). AIR – LABINTER:: realidade virtual e propostas em rede de arte e tecnologia. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 21(2), 10–30. Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/revistavis/article/view/48416

Numéro

Rubrique

Dossiê - #21.Art