Piatai Datai:

no tempo de Makunaimî Arte, Ensino e Comunidade em uma Galeria de Arte Indígena Contemporânea de Roraima

Auteurs-es

  • Luís Müller Posca Universidade Federal de Roraima
  • José Bezerra de Brito Neto Universidade Federal do Agreste de Pernambuco

Résumé

O objetivo deste artigo é analisar resultados das experiências culturais, artísticas e educacionais empreendidas pelo componente de Estágio Supervisionado na galeria de Arte Indígena Contemporânea do artista Macuxi Jaider Esbell e na Galeria do Sesc em Boa Vista – Roraima (2019), pelos estudantes do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal de Roraima – UFRR, a partir de práticas, mediações multidisciplinares e decoloniais empreendidas na exposição "Piatai Datai", sob curadoria do artista juntamente com Paula Berbert. Curadoria e educativo foram transformados em territórios de fronteiras fluidas, diálogos, disputas e negociações em torno da trajetória do artista, sua produção visual, suas cosmologias e cosmovisões pertencentes à ancestralidade do povo Macuxi. Os trabalhos que compuseram a mostra investigavam as narrativas de transformação e ressurgimento dos antepassados do artista e da comunidade desde os tempos antigos até os dias atuais, fomentando práticas e mediações transpedagógicas e interdisciplinares no campo do ensino.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Luís Müller Posca , Universidade Federal de Roraima

Doutorando em Artes Visuais (UNB), Mestre em Artes (UFU) e Professor do curso de
Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

José Bezerra de Brito Neto, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco

Doutorando em Artes Visuais (UNB), Mestre em Artes (UFU) e Professor do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Téléchargements

Publié-e

2022-10-31

Comment citer

Müller Posca , L., & Bezerra de Brito Neto, J. (2022). Piatai Datai:: no tempo de Makunaimî Arte, Ensino e Comunidade em uma Galeria de Arte Indígena Contemporânea de Roraima. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 20(2), 84–104. Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/revistavis/article/view/44386

Numéro

Rubrique

Dossiê: Arte Indígena Contemporânea