O ilê performático da biodiversidade dos Orixás e das Iabás

os saberes das Africanidades para a sustentabilidade contemporânea

Auteurs-es

  • ELISON FRANCO SEEDF

Mots-clés :

performance; figurino; metodologia; educação para as relações étnico-raciais; educação ambiental.

Résumé

Após estudos e práticas do elemento do figurino, do reaproveitamento de possíveis materiais descartáveis e da história e cultura afro-brasileira, os estudantes de uma escola pública do Distrito Federal montaram uma exposição performática, na qual foram apresentadas, estética e artisticamente, as relações dos Orixás e das Iabás com a natureza, visando à reflexão sensível quanto ao desenvolvimento sustentável. De forma diversa e plural, revisitaram os saberes tradicionais das Africanidades, intercalando-os com algumas práticas educativas e socioculturais da contemporaneidade. Esta escrita é um relato e uma reflexão sobre o desenvolvimento dessa experiência artístico-pedagógica, entremeada por alguns conceitos e pensamentos hodiernos a respeito das influências da matriz cultural africana para a produção de conhecimento no processo de ensino-aprendizagem na educação básica, em particular, no ensino médio, e com foco na Pedagogia das Artes Cênicas, justamente pela exploração mais aguçada dos elementos estéticos, conforme ocorreu com o figurino.

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Publié-e

2022-10-31

Comment citer

FRANCO, E. (2022). O ilê performático da biodiversidade dos Orixás e das Iabás: os saberes das Africanidades para a sustentabilidade contemporânea. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 20(2), 187–200. Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/revistavis/article/view/41252