As ideias de Herbert Read:
uma educação pela paz
Mots-clés :
Educação pela Arte, Estética, Educação pela PazRésumé
O artigo apresenta as ideias e os princípios do esteta, historiador e crítico de arte inglês Herbert Read, que foram originalmente publicados na obra Educação pela Arte, em 1943. Para delinear a sua pesquisa, Read aplicou referências da psicologia, fisiologia e filosofia da educação, as quais embasaram o seu objetivo de investigar sobre as contribuições da expressão artística para a educação. Ao longo do processo, diversos desenhos infantis foram coletados em escolas inglesas. Para proceder com a análise desse material, foi elaborado um método que possibilitou relacionar os tipos psicológicos com a expressão artística, tomando como base os desenhos das crianças. Os resultados alcançados sustentaram a defesa de que a expressão e a apreciação da arte seriam importantes para a adaptação dos tipos psicológicos individuais ao contexto social; e, que ambas deveriam ser favorecidas pela escola visando o desenvolvimento da sensibilidade e do respeito ao outro via a promoção da educação estética.
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Références
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