A ficção na pesquisa em arte e educação

uma breve aproximação

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.26512/vis.v16i2.20737

Mots-clés :

Pesquisa. Ficção. Educação. Arte. Imaginação.

Résumé

O objetivo deste artigo é apontar algumas justificativas para a escrita de ficção na pesquisa e alguns motivos que favoreceram e potencializaram as pesquisas que utilizam este recurso. Para isso é feita uma análise de autores que situam a escrita de ficção e também de pesquisas que a utilizam. O artigo defende que a escrita de ficção na pesquisa é um recurso válido, que abre possibilidades únicas, não encontradas na escrita tradicional.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Emilio Caetano Ferreira, Universidade Nacional de Brasília

Mestrando no Instituto de Arte da Universidade Nacional de Brasília.

Références

BAHIA, D. L. Do Campo a Cidade. 284 p. Tese (Artes Visuais) - São Paulo, SP: Universidade de São Paulo, 2010.

BANKS, A.; BANKS, S. P. Fiction and social research: by ice or fire. WalnutCreek, CA: Altamira Press, 1998.

BARTHES, R. O prazer do texto. São Paulo: Perspectiva, 1977.

BENJAMIN, W. O narrador. In: LOPARIc´ Željko; FIORI, O. B. (Org.). Os pensadores. São Paulo, SP: Abril Cultural, p. 61 ”“ 81, 1975.

CHARRÉU, L.Métodos alternativos de pesquisa na universidade contemporânea: uma reflexão crítica sobre a/r/tografia e metodologias de investigação paralelas. In: MARTINS, R.; TOURINHO, I. (Org.). Processos e práticas de pesquisa em cultura visual e educação. Santa Maria: Ed. da UFSM, p. 97 ”“ 113, 2013.

DENZIN, N. K. Interpretive Ethnography: Ethnographic Practices for the 21st Century. Thousand Oaks, CA: Sage, 1997.

DIAS, B. A/r/tografia como metodologia e pedagogia em artes: uma introdução. In: DIAS, B.; IRWIN, R. L. (Org.). Pesquisa educacional baseada em arte: A/r/tografia. Santa Maria: Ed. da UFSM, p. 21 ”“ 26, 2013.

DILLARD, A. Living by fiction. New York, NY: Harper Perennial, 2000.

DUNLOP, R. Boundary bay a novel as educational research. Tese (Department of Language Education) - The University of British Columbia, Vancouver. 202 p. , 1999.

EFLAND, A. D. Una historia de laeducacióndel arte. Barcelona: Paidós, 2002.

EISNER, E. W. El ojo ilustrado: indagacióncualitativa y mejora de lapráctica educativa. Barcelona: Paidós, 1998.

GHIRALDELLI JÚNIOR, P. História essencial da filosofia. São Paulo: Universo dos Livros, 2010.

GLAZ, S. Mathematical Ideas in Ancient Indian Poetry. Proceedings of Bridges Enschede, p. 27 ”“ 34, July 2013.

GÜNTHER, L. Experiências (des) compartilhadas: arte contemporânea e seus registros. 2013. 402 p. Tese (Departamento de Sociologia) ”” Universidade de Brasília, Brasília.

HERNÁNDEZ, F. H. A pesquisa baseada nas artes: propostas para repensar a pesquisa educativa. In: DIAS, B.; IRWIN, R. L. (Org.). Pesquisa Educacional Baseada em Arte: A/r/ tografia. Santa Maria: Ed. da UFSM, p. 39 ”“ 62, 2013.

IRWIN, R. L. A/r/tografia. In: DIAS, B.; IRWIN, R. L. (Ed.). Pesquisa educacional baseada em arte: A/r/tografia. Santa Maria: Ed. da UFSM, p. 27 ”“ 35, 2013.

LEAVY, P.Fiction as Research Practice: Short Stories, Novellas, and Novels. New York, NY: Routledge, 2016.

MALINOWSKI, B. K. Os Argonautas do Pacífico Ocidental: um relato do empreendimento e da aventura dos nativos nos arquipélagos da Nova Guiné melanésia. In: Os Pensadores. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

MATURANA, H. Cognição, ciência e vida cotidiana. Belo Horizonte: UFMG, 2001.

MCNIFF.Arts-based research.J.G.Knowles&A.L.Cole (Eds.), Handbook of education and the arts in qualitative research.London:Routledge. p. 29 ”“ 40, 2008.

MOISÉS, M.Dicionário de termos literários. 12. ed.São Paulo: Cultrix, 2004.

RASBERRY, G. W. Imagining the curious time of researching pedagogy. Tese (Department of education) ”” The University ofBrithsh Columbia, Vancouver, 224 p , 1997.

REBELLO, L. S. Sêneca e a reflexão sobre as contradições da condição humana. In: SÊNECA, L. A. Aprendendo a viver. Porto Alegre: L&PM, p. 7 ”“ 12, 2008.

RICOEUR, P. Tempo e narrativa - tomo III. Campinas, SP: Papirus, 1997.

ROLLING, J. H.A Paradigm Analysis of Arts-Based Research and Implications for Education.Studies in Art Education: A Journal of Issues and Research. n. 51, p. 102 ”“114, 2010.

RORTY, Richard. A Filosofia e o Espelho da Natureza. Rio de Janeiro, Rj: Relume-Dumará, 1994.

SARTRE, J. A imaginação. Porto Alegre: L&PM, 2008.

SAVIANI, D.História das ideias pedagógicas no Brasil. 4. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

SILVERMAN, D. Interpretação de dados qualitativos: métodos para análise de entrevistas, textos e interações. Porto Alegre: Artmed, 2009.

SINNER, Anita; LEGGO, Carl; IRWIN, Rita L.; GOUZOUASIS, Peter; GRAUER, Kit. Analisando as práticas dos novos acadêmicos: teses que usam metodologias de pesquisas em educação baseadas em arte. In: DIAS, B.; IRWIN, R. L. (Org.). Pesquisa

educacional baseada em arte: A/r/tografia. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2013.

YVANCOS, J. M. P. Poética de la ficción. Madrid: Editorial Síntesis, 2010.

Téléchargements

Publié-e

2017-12-02

Comment citer

Ferreira, E. C. (2017). A ficção na pesquisa em arte e educação: uma breve aproximação. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 16(2), 258–277. https://doi.org/10.26512/vis.v16i2.20737

Numéro

Rubrique

IV. Revistamentos da escritura acadêmica